A sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília, abriga de 14 de agosto até 14 de setembro a exposição “Memória da Psicologia em Obras Raras e Valiosas”. A exposição reúne obras do acervo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, considerada a mais antiga da América Latina. A pesquisa de seleção dessas obras da Psicologia começou em 1998, e é resultado do trabalho da psicóloga e conselheira do CFP Nádia Maria Dourado Rocha. São livros que relembram a produção de importantes autores brasileiros e de países como a França, Dinamarca, Alemanha e Portugal.
A exposição está aberta ao público das 8h às 17h, de segunda a sexta, é gratuita e conta com um acervo de raridades. A psicóloga e pesquisadora responsável pela curadoria explica que, dos 70 livros expostos, 19 são de autores brasileiros, buscando privilegiar aqueles que foram considerados pioneiros. “Apenas dois desses títulos não estão no Dicionário Biográfico da Psicologia Brasileira Pioneiros (2001), publicação com ampla relação de personalidades que contribuíram para a constituição da Psicologia brasileira, desde o período colonial”, afirma Rocha.
Pelo Brasil
Nos últimos anos, a exposição já passou por diversos estados do Brasil, como Rio Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas e a Paraná, além da Bahia. A intenção é de que, nos próximos anos, essas obras possam constar no acervo digital da BVS-PSI.
A sede do CFP fica no Setor de Administração Federal Sul (SAF SUL), Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, Térreo, Sala 104, ao lado das sedes nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone: (61) 2109 0100