Como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) vai mudar minha rotina de trabalho? Quais as vantagens para meu cotidiano? E para o Conselho Federal de Psicologia? Essas foram algumas das questões levantadas na apresentação do SEI! aos trabalhadores do CFP. O evento, ocorrido nessa terça-feira (6/6), foi transmitido pelo Canal do CFP no Youtube para todo o Sistema Conselhos de Psicologia.
A coordenadora-geral do CFP, Miraci Mendes, falou sobre a importância do SEI para a instituição e convidou os Conselhos Regionais a aderirem também ao Processo Eletrônico Nacional (PEN). “Agora podemos fazer a tramitação de nossos processos sem usar papel”. Mendes também disse que a sala “Aqui Eu Sei!CFP”, espaço de estudo reservado à capacitação no sistema, reforça a política de gestão de pessoas, “de valorizar a qualificação dos profissionais e de melhorar as condições de trabalho”.
O secretário-adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Cassiano Alves, explicou que o SEI! é uma iniciativa do governo federal para modernizar o Estado. “O objetivo é reduzir energia e gastos e proporcionar maior transparência aos processos”.
O conselheiro Paulo Maldos contou sua experiência com o sistema quando trabalhava na Secretaria Nacional de Direitos Humanos. “O SEI economiza recursos e torna a gestão mais transparente”.
O analista de TI do MP Helder Medeiros também explicou como usar a ferramenta. Ele mostrou algumas funcionalidades, como acesso remoto, assinatura eletrônica de documentos, e falou sobre confiabilidade e segurança.
A apresentação do sistema teve, ainda, apresentação de videoclipe produzido pelos servidores do Ministério do Turismo para divulgação do SEI. A produção de 2015, ao parodiar conhecida música do rock brasileiro, buscou engajar os trabalhadores a aderirem à ferramenta.
SEI! CFP
Em junho, o processo de instalação do SEI no CFP continua. Estão previstas a construção colaborativa dos modelos de documentos; os fluxos a serem usados no sistema e a elaboração das normas legais para regulamentação de seu uso.