O Conselho Federal de Psicologia disponibiliza, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, materiais de referência para a atuação dos psicólogos em políticas públicas. Os documentos de referência – produto final das pesquisas do Crepop – oferecem subsídios de atuação para os psicólogos na área.
Já se encontram disponíveis quatro documentos de referência sobre a prática profissional nas áreas de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias; nos programas de DST/Aids; da Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública; e no CRAS/SUAS. Na página do Crepop na internet podem ser acessadas as publicações, veja aqui.
Para os estudantes, o material do Crepop constitui-se importante material de apoio em pesquisas e trabalhos acadêmicos, além de servir para os novos psicólogos conhecerem mais sobre a área que futuramente vão atuar.
É o caso, por exemplo, do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte, que utiliza o material do Crepop na disciplina Estágio Básico – Psicologia e Políticas Públicas. A professora da matéria, Fabiana Goulart de Oliveira, diz que tem sido uma experiência interessante e que o material tem ajudado a preparar os alunos para atuar em políticas públicas. “É muito interessante, qualquer dúvida que temos recorremos à página do crepop”, relata.
Para ela é fundamental o contato dos alunos com essa área de atuação dos psicólogos, ainda na graduação, com o intuito de preparar os futuros profissionais para um campo que tem crescido nos últimos anos. “Me formei sem ter tido uma disciplina de políticas públicas. Fui trabalhar no terceiro setor e para mim era uma grande questão, já que não tive contato com a área na minha formação”, conta.
Segundo Fabiana, estão previstos no plano de ensino a visita de um técnico do Crepop para conversar com os alunos, os documentos produzidos pela equipe do Crepop e visitas à instituições que atuam com políticas públicas.
Além dos documentos de referência há outros produtos gerados pelas pesquisas que podem ser utilizados em sala de aula:
– Resultado da pesquisa: relatórios descritivos preliminares com resultados que contemplam as informações prestadas pelos participantes nas pesquisas on line e reuniões presenciais promovidas pelos Conselhos Regionais.
– Marcos lógicos e legais: principais documentos de cada tema pesquisado para ajudar a compreender como a política em determinada área está organizada.
– Práticas inovadoras: relatos de experiências desenvolvidas por psicólogos que atuam em políticas públicas, em conjunto com outros profissionais, de forma inovadora.
– Práticas profissionais: relatórios que apresentam a prática profissional da área pesquisada.
Todo o processo de produção das referências segue metodologias diversificadas, pautadas pela ampla participação da categoria. Para conhecer o passo a passo, clique aqui.
Até 2009 foram realizadas 14 pesquisas que englobam diferentes temáticas. Em 2010, quatro estão em andamento: sobre a atuação dos psicólogos em serviços hospitalares do SUS, no CRAS/SUAS, em políticas públicas de esporte e em políticas públicas de diversidade sexual e promoção da cidadania LGBTT.
Na página do Crepop pode ser acessado o conjunto dessas informações, veja aqui.