Como parte das atividades do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) fará o lançamento de nove publicações, editadas em 2010, no dia 4 de setembro. A atividade acontece no saguão do Memorial da América Latina, a partir das 19h30 horas.
Na ocasião será feito também o pré-lançamento do Dicionário Histórico das Instituições da Psicologia no Brasil, evento que marca o início as comemorações dos 50 anos da profissão no país. A obra, com 265 verbetes, resgata a trajetória de instituições referentes ao campo dos saberes e práticas psi criadas entre o século XIX e o ano de 1980. Até o final do Congresso, dia 7 de setembro, trinta volumes provisórios do dicionário, sem ainda revisão de texto, estarão disponíveis para consulta no estande do Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb). A obra tem lançamento previsto para dezembro de 2010.
Um dos pontos diferenciais do Dicionário Histórico das Instituições é ser trabalho realizado em colaboração entre o CFP e o Grupo de Trabalho de História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). Além do financiamento do CFP, a pesquisa para o Dicionário contou com financiamento da CAPES, através do Edital PROCAD. A coordenação geral do dicionário foi da professora Ana Maria Jacó-Vilela (UERJ), tendo como co-coordenadoras as professoras Maria do Carmo Guedes (PUC-SP) e Regina Helena de Freitas Campos (UFMG).
Saiba mais sobre as publicações:
Raízes da Psicologia analítica: pessoas e contexto
O trabalho apresenta, por meio de abordagem social, a história da Psicologia Analítica no Brasil, considerando especificamente os acontecimentos dos últimos cinqüenta anos, tempo que coincide com a consolidação desta área de conhecimento como profissão no Brasil.
A cidade e a alma reinventadas: a história da psicologia como signo e vetor da modernização urbana
A história da Psicologia é também parte da história cultural e elemento importante da história das cidades modernas.
Em Natal (RN), a história da psicologia se enraíza em saberes como a educação, a medicina, o direito, o serviço social e o pensamento religioso. Somente é possível compreender essa pluralidade se entendermos o urbano como conceito definidor do contexto no qual a psicologia se desenvolve. Assim, a história da psicologia deve ser entendida como história da cidade e do enfrentamento de seus problemas modernos.
Referências técnicas para atuação de psicólogos no âmbito das medidas socioeducativas em unidades de internação
Produzido com a metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do Sistema Conselhos de Psicologia. Os Conselhos de Psicologia têm debatido o tema a partir do compromisso com a garantia de direitos de crianças e adolescentes, neste caso com foco especial na consolidação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O CFP defende a transformação desta política pública em lei, que garanta um sistema efetivamente socioeducacional, ancorado nos direitos humanos e em contraponto à lógica punitiva em meio fechado que ainda prevalece nas instituições.
Subjetividade do consumo de álcool e outras drogas e as políticas públicas brasileiras
A Subjetividade do consumo de álcool e outras drogas e as políticas públicas brasileiras traz os resultados do seminário de mesmo nome, realizado pelo CFP com o intuito de contribuir com o amadurecimento da discussão e com a construção de um posicionamento da Psicologia sobre o tema.
Psicologia Crítica do Trabalho na sociedade contemporânea
Fruto das palestras do Seminário Nacional Psicologia Crítica do Trabalho na Sociedade Contemporânea, a publicação trata de questões das relações entre Psicologia e o mundo do trabalho, tais como a saúde do trabalhador, as relações sindicais, as formas solidárias de trabalho, o sofrimento causado pelo desemprego. São temas apenas recentemente identificados como demandas para a Psicologia e que ainda carecem de maior sistematização.
Atuação do psicólogo no sistema prisional
O agravamento da crise no sistema prisional e o fato de o Brasil ter uma das maiores populações carcerárias do mundo exigem a intervenção dos psicólogos como profissionais comprometidos com a valorização da cidadania e efetivação da democracia no país.
A atuação dos psicólogos no sistema prisional é mais do que necessária para a construção de política pública que rompa com o paradigma radical do encarceramento como proposta ao desvio, e também para produzir uma política social que invista na promoção humana, no apoio e no suporte às pessoas, para o fortalecimento do laço social onde ele se encontra mais frágil e mais ameaçado.
Esta publicação reúne debates da 2ª edição do Seminário Nacional sobre a Atuação do Psicólogo no Sistema Prisional.
Psicologia e Mobilidade: O espaço público como direito de todos
A publicação traz os resultados do seminário de mesmo nome, no qual foram discutidos temas como liberdades individuais, espaço público, saúde pública, desenvolvimento urbano, relações sociais no contexto urbano, qualidade de vida, impactos da mobilidade na produção de subjetividade, políticas públicas para o trânsito e a mobilidade, e os desafios para a Psicologia discutir e atuar em relação à temática.
Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão
Este livro foi produzido pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia, de 2008 a 2010, com o intuito de divulgar à categoria uma síntese dos assuntos mais recorrentes tratados por essa Comissão. A publicação esclarece como se deram as políticas do CFP na área e os seus principais avanços.
Prêmio Experiências Profissionais na Construção de Processos Educativos na Escola
Este livro é resultado do Prêmio Profissional Experiências profissionais na construção de processos educativos na escola, oferecido pelo Conselho Federal de Psicologia entre os anos de 2008 e 2009. Ele tem como objetivo dar visibilidade às experiências de construção de processos educativos na escola que enfatizem a contribuição da Psicologia na luta pela construção de uma educação que cumpra seu caráter público, universal e de qualidade para todos, respaldada nos princípios do compromisso social, dos direitos humanos e do respeito à diversidade.