Notícias

30/05/2011 - 12:42

ALFEPSI: Associação Latinoamericana para a Formação e o Ensino da Psicologia

DECLARAÇÃO DE CAJAMARCA
 
Na histórica cidade de Cajamarca, ao norte do Peru, no dia 20 de maio de 2011, nasce a Associação Latinoamericana para a Formação e o Ensino da Psicologia (ALFEPSI) integrada por instituições, docentes e pesquisadores em Psicologia, provenientes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai. Esta Associação surge para contribuir com a formação de psicólogas e psicólogos sensíveis à história e às culturas dos povos da América Latina que realizam produção científica e desenvolvem práticas profissionais que promovam a independência, a liberdade, o florescimento e o bem estar das pessoas, das famílias, dos grupos, das comunidades, das instituições e das organizações, dentro de um clima de diálogo, igualdade, justiça e paz.
Expressamos nossa preocupação pela deterioração da vida social e econômica e, portanto, da saúde psicológica nos países da América Latina, por causa dos mais de 500 anos de dependência e colonialismo, com base em modelos impostos com abordagens não condizentes com a nossa realidade.
A crescente violência social associada ao aumento do narcotráfico e do consumo de drogas, ao aumento notório nas taxas de suicídio e depressão, principalmente entre os jovens, assim como a expansão de doenças terminais e degenerativas e doenças ligadas a estados contínuos de estresse e tensão emocional, se explicam por:
1)   A falta de oportunidades de trabalho e desenvolvimento para indivíduos e grupos;
2)   A baixa atenção à criança, às relações conjugais e da vida familiar;
3)   O abandono da vida cultural e
4)   As abordagens ultrapassadas que se impõem aos processos educativos do ponto de vista limitado dos centros de poder mundial.
O paradigma que hoje predomina na América Latina e no mundo, destina-se ao aumento do consumo e das taxas de lucro e a produtividade ao menor custo, independentemente da participação e da depredação dos recursos naturais e da vida emocional dos seres humanos.
Dentro das ações dos governos atuais é deficitária a compreensão dos fenômenos psicológicos que estão inseridos nas problemáticas sociais, econômicas e políticas. A investigação destes fenômenos e as alternativas profissionais desenvolvidas pela Psicologia latinoamericana, como as de outras ciências e profissões, devem ser levadas em conta para o desenho de novas políticas públicas que priorizem a saúde integral (emocional e corporal), o desenvolvimento e a combinação de talentos pessoais e coletivos e a sensibilidade para a vida cultural e da comunidade.
Consideramos necessário que a formação dos psicólogos latinoamericanos seja dirigida para a criação de conceitos, metodologias e técnicas originais que dêem respostas às necessidades prioritárias e estratégicas, com intercâmbio e aprendizagem mútua com as que têm produzido psicólogos de todo planeta. 
A formação e o ensino da Psicologia deve gerar psicólogas e psicólogos capacitados para o diálogo científico e profissional entre os diversos enfoques, evitando o dogmatismo, mediante uma aprendizagem cooperativa e criativa, sustentada eticamente de tal maneira que se aproveite e potencialize o trabalho de docentes e estudantes para o benefício daqueles que recebem os serviços psicológicos e do crescimento científico e profissional da Psicologia latinoamericana.
A ALFEPSI promoverá o desenvolvimento das instituições formadoras em Psicologia, por meio, entre outros, dos seguintes elementos:
1)   facilitar o acesso e a visibilidade dos planos e programas de estudos,
2)   desenvolver o intercâmbio de experiências acadêmicas,
3)   Estabelecer programas para a mobilidade e para a realização de estadias acadêmicas mútuas para docentes, pesquisadores e estudantes, como uma forma de melhorar a capacitação profissional e acadêmica, assim como para ampliar suas referências culturais,
4)   fazer acordos de colaboração entre as diversas instituições,
5)   Incentivar a leitura, as análises, a apreciação e o desenvolvimento da produção científica e profissional dos psicólogos latinoamericanos como parte necessária do processo ensino-aprendizagem das novas gerações.
Esperamos a receptividade e o apoio, por parte de cada vez mais pessoas, instituições e governos, para ampliar a consolidar tais propósitos.
Cajamarca, 20 de maio de 2011.
Assembleia Constitutiva da Associação Latinoamericana para a formação e o ensino da Psicologia (ALFEPSI)