O I Encontro Nacional Psicólogos (as) Negros (as) e Pesquisadores (as) sobre Relações Interraciais e Subjetividade no Brasil (I Psinep), que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro de 2010, em São Paulo, é precedido por debates preparatórios realizados em todo o Brasil.
O primeiro aconteceu em São Paulo, no dia 30 de julho, com cerca de 100 participantes, contando com transmissão e participação pela internet. O segundo, em Goiânia, reuniu cerca de 70 pessoas e foi realizado dia 17 de agosto.
Os próximos acontecem no Rio de Janeiro, na Bahia, no Pará, em Minas Gerais e no Distrito Federal. Informações sobre datas acesse: http://psinep.pol.org.br/
De acordo com Maria Lúcia da Silva, da organização do evento, os debates preparatórios são fundamentais para trazer as perspectivas locais sobre o tema e mobilizar o público para reflexão e participação no I Psinep.
O Encontro tem como objetivo organizar um segmento da categoria de psicólogos (as) que, por suas especificidades étnico-raciais, enfrenta barreiras sociais para seu pleno desenvolvimento, dessa forma, almeja-se avançar nas discussões.
Além disso, pretende apresentar um panorama dos estudos e trabalhos desenvolvidos sobre a questão racial e Psicologia por meio de comunicações orais e pôsteres e traçar um plano de ação para ampliar as linhas de pesquisas e trabalhos relacionados à temática.
“A expectativa é que a gente possa reunir o maior número possível de psicólogos negros e também psicólogos que estejam sensibilizados na reflexão sobre os efeitos e impactos do racismo e que tenha disponibilidade interna para pensar estratégias para mudar esse quadro”, disse Maria Lúcia.
As discussões serão norteadas por três eixos: 1. Relações históricas da Psicologia com o racismo: a produção de conhecimento, a prática e a formação; 2. Racismo e sofrimento psíquico: desafios para a Psicologia e os (as) psicólogos (as); 3. A configuração do mundo profissional e social para o (a) psicólogo (a) negro (a) no Brasil.
De acordo com estimativas da organização, o encontro reunirá 350 participantes, no Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo (USP). As atividades programadas são conferência, mesas-redondas, rodas de conversa, comunicações orais e pôsteres e oficinas. São esperados psicólogos (as) negros (as) das diversas áreas (saúde organizacional e trabalho, educação, hospitalar, direitos humanos, entre outras), pesquisadores da temática étnico-racial e subjetividade, estudantes de Psicologia e interessados pela temática étnico-racial na Psicologia.
O Encontro conta com o apoio de diversas entidades, entre elas, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República.Leia aqui a nota.
As inscrições podem ser feitas pela página: http://psinep.pol.org.br/inscricao/.