Qual a contribuição da Psicologia para se pensar os fenômenos dos preconceitos e da violência no contexto escolar brasileiro? Essa é a pergunta chave que norteou a publicação “Pesquisa Violência e Preconceitos na Escola”, realizada entre 2013 e 2015 pelo Fórum das Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB), por meio de suas entidades voltadas à Educação e à profissão: Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), em parceria com dez universidades federais brasileiras.
Pesquisa sobre Violência e Preconceitos na Escola
A pesquisa virou livro e será lançado nesta quinta (29) durante o XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe). O lançamento será às 17h, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na Varanda do Instituto de Química (INQUI).
Na apresentação da publicação, o presidente do CFP, Rogério Giannini, diz a que a Autarquia assume seu compromisso com o campo da Educação e com a difusão de saberes psicológicos de relevância social, que ao mesmo tempo contribuam com o aperfeiçoamento da atuação profissional e com a construção de relações sociais mais humanas e justas.
Acesse a íntegra da Pesquisa Violência e Preconceitos na Escola