Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na segunda-feira (31) o debate on-line “Lesbianidades, saúde e violência”, às 16h. A live marca também a última atividade do mês das(os) Psicólogas(os) e será transmitida ao vivo pelo Youtube e Facebook do CFP.
A data foi criada em 1996, durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas, para lembrar a existência da mulher lésbica, bem como as violências sofridas e as pautas que são reivindicadas pelo movimento.
O debate será mediado pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes e terá as seguintes participações: a historiadora e articuladora da Rede Candences Nacional de Lésbicas e Bisexuais Negras, Heliana Hemetério; a professora e militante lésbica integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Roselaine Dias.
O CFP tem um papel histórico junto às(aos) profissionais da Psicologia no combate ao preconceito contra as orientações sexuais e identidades de gênero, com destaque para a Resolução CFP nº 01/1999, que completou 20 anos em 2019. O objetivo da Resolução é orientar a prática de profissionais da Psicologia em relação à orientação sexual e impedir que as homossexualidades sejam tratadas como doença, desvio e perversão. Além disso, em 2019, o CFP, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, publicou o livro “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, que apresenta um mosaico de histórias de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTIs) que retratam os intensos sofrimentos ético-políticos e os processos de resistência decorrentes de diversas formas de violências, preconceitos, injustiças e exclusão.
Serviço
Live – “Lesbianidades, saúde e violência”
Data: 31 de agosto de 2020
Horário:16 horas
Transmissão ao vivo pelos canais do CFP no Youtube e Facebook.