A Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou este ano o Dossiê Psicologia no contexto da COVID-19, com oito artigos que relatam como estão sendo os trabalhos de profissionais da Psicologia durante a pandemia em áreas como Perdas e Luto, Saúde Mental, Gênero, Racismo e Classe Social, Psicologia e Trabalho, Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Formação e Avaliação Psicológica, Terapia Familiar e Esporte.
A conselheira do CFP e editora da Revista PCP, Neuza Guareschi, explica que os textos refletem as contribuições de diferentes profissionais para o enfrentamento da pandemia, explicando que diversos temas foram pensados para que as(os) psicólogas(os) pudessem refletir sobre novas formas de atuação.
“Então acho que é um dossiê que tenta dar conta não apenas de tudo aquilo que é importante da Psicologia e esta foi demandada nesse momento, mas de temas que despontaram desde o início da pandemia, temas que os profissionais pudessem pensar a respeito, se atualizarem ou se experimentar novas metodologias, técnicas e conceitos neste momento”, reforçou a conselheira do CFP.
Editada desde 1979, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; Psicodoc e Google Scholar.
Dossiê Covid-19
No texto “Encruzilhadas da Democracia e da Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, as autoras abordam a relação entre democracia, saúde mental e pandemia. Para tanto, a primeira parte do texto revisita o assombro da chegada da pandemia da Covid-19 por meio de um filme, cujas personagens colocam em cena posições subjetivas distintas que carregam a potência de interpelar nosso lugar nos cenários necropolíticos da crise sanitária brasileira.
Na segunda parte do texto, algumas encruzilhadas da democracia e da saúde mental na atualidade são explicitadas, a exemplo da propagação de discursos antidemocráticos e do recrudescimento das fragilidades da Rede de Atenção Psicossocial. Na última parte do escrito, compartilha-se uma experiência de Educação Permanente em Saúde em curso junto a trabalhadoras(es) da Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Primária à Saúde.
No segundo texto, intitulado “Uma Pandemia Viral em Contexto de Racismo Estrutural: Desvelando a Generificação do Genocídio Negro”, as autoras destacam no cerne do debate as experiências das mulheres negras, haja vista que suas posicionalidades nas estruturas de poder permitem observar e analisar as realidades sociais numa perspectiva contra-hegemônica e insurgente. Dispor as experiências das mulheres negras enquanto lócus privilegiado de produção de conhecimento sobre a realidade nacional brasileira alicerça o entendimento das consequências do racismo no tecido social, assim como visibiliza resistências históricas ao Estado genocida.
Em “Impactos da Covid-19 na Mobilidade, na Acessibilidade e no Trabalho do Psicólogo do Trânsito”, o artigo trata dos impactos no trabalho da(o) psicóloga(o) do trânsito, analisando a suspensão das atividades presenciais e seu retorno, e como as(os) psicólogas(os) continuaram desempenhando seu trabalho, desde a perícia psicológica para a habilitação, docência, passando pela gestão de projetos e políticas públicas. As expectativas para o pós-pandemia e os seus aprendizados também são discutidos.
As autoras do texto “Terapia On-line com Casais e Famílias: Prática e Formação na Pandemia de Covid-19” destacam que o presente estudo sistematizou conhecimentos sobre terapia on-line com casais e famílias, trazendo considerações para a prática e a formação profissional diante da pandemia. Por meio de revisão narrativa da literatura, foram sumarizados resultados de estudos empíricos, bem como recomendações sobre aspectos técnicos, éticos e formativos. Destacaram-se, em particular, potencialidades e desafios para a utilização de tecnologias da informação e da comunicação na prática clínica com casais e famílias, incluindo indicações e contraindicações, recursos mais apropriados e seguros, relação terapêutica on-line, capacitação e supervisão.
Áreas de atuação
Em “Formação em Psicologia: Estágios e Avaliação Psicológica”, as autoras abordam que o artigo discute a formação em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19. O texto expõe os princípios e compromissos que norteiam o processo de formação, tomando como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais e os valores que garantem uma prática profissional guiada pela ética, pela competência técnica e pela busca de uma sociedade democrática e justa.
Compreender as relações entre saúde mental e prática esportiva, de exercício e/ou de atividade física no período afetado pela pandemia da Covid-19, especialmente no Brasil. Este foi o objetivo do artigo “Perspectivas em Psicologia do Esporte e Saúde Mental sob a Pandemia de Covid-19”, que aborda ainda como as atividades esportivas também apresentam seus riscos a depender do modo como são realizadas, o que se apresenta como desafio tanto para quem as vivencia quanto para profissionais em Psicologia do Esporte, seja no âmbito do alto rendimento ou da prática recreativa. Entender as nuances do esporte e as particularidades desses indivíduos é fundamental para endereçar os cuidados adequados.
No artigo “Covid-19: Luto, Morte e a Sustentação do Laço Social”, os autores partem inicialmente de uma breve contextualização da precariedade dos serviços de saúde no momento em que a Covid-19 abalroa o país, bem como o artigo situa as condições de desamparo em que se encontra o sujeito para enfrentar a pandemia. Desta forma, apontam-se aí as condições para que a população esteja enfrentando uma situação traumática que remete aos recursos da psicanálise para encaminhar uma forma de lidar com a situação. Recorre em seguida à conceituação psicanalítica de luto e morte identificando-os como experiências coletivas, que deveriam sustentar o pacto social e dar condições para a vida em sociedade, com suas expressões singulares.
Ao desenvolver um estudo de casos múltiplos, analisando a experiência de três psicólogos que ocupam o cargo de gestores de recursos humanos em diferentes organizações de trabalho, o artigo “Covid-19 e os Desafios Postos à Atuação Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho: uma Análise de Experiências de Psicólogos Gestores” destaca que os dados coletados da pesquisa sugerem que, em situação de crise, a busca por conhecimentos científicos é uma das principais estratégias usadas por psicólogas(os) de POT, reforçando o duplo estatuto de ciência e profissão da área.
Saiba mais:
Leia os artigos do fluxo contínuo de 2020 Parte I
Leia os artigos do fluxo contínuo Parte II e Dossiês PCP 40 anos e Covid-19
Saiba mais como submeter um artigo para o periódico.