ATUALIZAÇÃO:
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) prorrogou até o dia 28 de fevereiro o prazo para a participação no levantamento sobre atuação profissional na Rede de Atenção à Saúde.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança, nesta quarta-feira(6), levantamento sobre assistência psicológica no contexto da Rede de Atenção à Saúde (RAS). O levantamento sobre as atividades de psicólogas(os) que atuam na área da saúde tem o objetivo de criar uma Resolução que traga parâmetros mínimos de dimensionamento da força de trabalho e definições de tempo de hora-assistencial dessas(es) profissionais nos três níveis de atenção à saúde. A participação no levantamento é voluntária e vai de 6 de janeiro a 6 de fevereiro.
Para participar, as(os) psicólogas(os) devem responder as questões relativas ao nível de atenção em que atuam. Caso atuem em mais de um nível, é necessário responder separadamente cada bloco de perguntas. O questionário deverá ser respondido individualmente e remetido diretamente ao CFP.
A conselheira do CFP, Neuza Guareschi, explica que a categoria tem uma forte atuação na área da saúde pública e que o CFP esteve presente desde o início da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), subsidiando a categoria e procurando construir documentos e referências que possam dar parâmetros para a atuação profissional da Psicologia no SUS.
“Essa é mais uma ação do CFP no sentido de amparar a categoria. A maioria dos Conselhos de Saúde já tem suas atividades registradas junto ao Ministério da Saúde, e a Psicologia até então não tem esses parâmetros. Por isso foi formado um Grupo de Trabalho para construir os parâmetros sobre as atividades da assistência psicológica nos níveis de atenção à saúde do SUS, com dados atualizados sobre esses profissionais”.
O trabalho é de suma importância para a categoria, uma vez que fornecerá subsídios para criação de legislação protetiva do trabalho das(os) psicólogas(os) na saúde.
Acesse o questionário.