Notícias

14/05/2024 - 9:34

CFP e demais entidades do FENPB promovem diálogo sobre saúde mental e trabalho de profissionais da Psicologia

Atividade acontece no mês da trabalhadora e do trabalhador e integra agenda de debates para abordar desafios na área. Transmissão poderá ser acompanhada ao vivo no dia 16 de maio, a partir das 19h, pelo YouTube do CFP

CFP e demais entidades do FENPB promovem diálogo sobre saúde mental e trabalho de profissionais da Psicologia

No marco das celebrações pelo Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) realizam diálogo sobre saúde mental e o trabalho de psicólogas e psicólogos no país.

A atividade integra uma agenda de debates proposta pelo FENPB e co-organização do CFP para debater questões fundamentais do exercício profissional da Psicologia. O objetivo é incidir sobre uma agenda de prioridades para o fortalecimento da Psicologia brasileira e do seu impacto na sociedade.

Para abordar os desafios relacionados ao campo, participam Fernanda Magano, da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi); Fernando Faleiros de Oliveira, representando a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT); e Marina Greghi Sticca, integrante do GT Trabalho, Gestão e Saúde Psicossocial do CFP. O evento contará com a participação da conselheira Juliana Guimarães, integrante do XIX Plenário do CFP, e será mediado por Hugo Sandall, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT).

A transmissão será no dia 16 de maio, a partir das 19h, e poderá ser acompanhada em tempo real pelo YouTube do CFP.

Conheça as(os) participantes:

Juliana de Barros Guimarães
Psicóloga Clínica, Mestre em Saúde Mental na UFRGS – HCPA; especialista em Avaliação Psicológica, Psicologia do Trânsito e Gestão Pública; conselheira Federal do CFP, Professora em Pós-Graduação de Psicologia; Gestora Estratégica de Gestão Administrativa de Contratos, Licitações, Logística e Desenvolvimento de Pessoal em Pernambuco.

Hugo Sandall
Doutor em Psicologia e Psicólogo. Pesquisa autogestão do desempenho profissional e criou o Performapa, um mapa de desempenho no trabalho que oferece um panorama da atuação do trabalhador e aponta oportunidades de desenvolvimento profissional. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), sendo seu representante no Fórum de Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB).

Fernanda Lou Sans Magano
Psicóloga, trabalhadora na saúde do sistema prisional paulista, tesoureira do Sindicato dos Psicólogos do Estado de SP, secretária geral da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) e conselheira Nacional da Saúde.

Marina Greghi Sticca
Psicóloga, administradora e doutora em Engenharia de Produção. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

Fernando Faleiros de Oliveira
Psicólogo e Doutor em Psicologia. Membro de entidades como ANPEPP, SBPOT, RIPOT e ABPSA. Atua e pesquisa nos campos de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicossociologia do Trabalho; e Psicologia Ciência e Profissão. Atualmente é professor do Departamento de Psicologia, da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda/RJ, na qual também coordena o Laboratório LAPOSTE (UFF/CNPq).

Sobre o FENPB

O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) – do qual o Conselho Federal de Psicologia (CFP) também faz parte e desempenha desde 2016 a função de Secretaria Executiva do colegiado – constitui-se num espaço amplo de debate e de construção coletiva da Psicologia brasileira, sendo composto por entidades de âmbito nacional que são científicas, profissionais, sindicais e estudantis.

Assim, o FENPB reúne esforços na direção de definir políticas e projetos voltados à melhoria da qualificação profissional das(os) psicólogas(os); fortalecer a pesquisa no Brasil; democratizar as entidades representativas de todo o setor; e consolidar a relação entre a pesquisa e a prática cotidiana da categoria dos psicólogos; bem como aprimorar o instrumental técnico das(os) psicólogas(os).

Serviço

Saúde mental e trabalho em Psicologia
16 de maio
19h
Acompanhe ao vivo pelo YouTube do CFP