Notícias

20/05/2024 - 9:29

Violência sexual: CFP realiza diálogo sobre diagnóstico de abuso e exploração contra crianças e adolescentes

Durante a live serão abordados temas importantes para orientar a atuação profissional de psicólogas e psicólogos diante dessas situações. Transmissão poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube do CFP no dia 21 de maio, a partir das 14h

Violência sexual: CFP realiza diálogo sobre diagnóstico de abuso e exploração contra crianças e adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai realizar uma live com orientações à categoria sobre a atuação em situações de violência sexual. O diálogo será realizado na terça-feira (21) às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do CFP no YouTube.

A atividade tem o objetivo de orientar psicólogas(os) a respeito das questões éticas que envolvem as demandas de diagnósticos de abuso sexual, como o acolhimento psicológico de vítimas. Também serão abordados os cuidados que devem ser tomados na realização de avaliações e na elaboração de laudos e perícias psicológicas em casos de suspeita de abuso. Outros questionamentos, como quebra de sigilo, notificação compulsória, escuta especializada, revelação espontânea, dentre outros, serão discutidos durante o encontro.  

A mediação da live será feita pela psicóloga Carolina Roseiro, conselheira federal e integrante da Secretaria de Orientação e Ética do CFP. Participam ainda a conselheira do CFP e presidenta do Conanda, Marina Poniwas; a psicóloga Fernanda Hermínia; e o psicólogo Gilliard Laurentino.

Carolina Roseiro explica que a proposta do debate atende a uma demanda da categoria sobre a atuação clínica em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

“O objetivo principal desta live é  trazer orientações para a categoria sobre os contextos nos quais a Psicologia é chamada a intervir quando da constatação de uma situação de abuso e de exploração sexual, como também nas circunstâncias que envolvam a avaliação psicológica dessas situações”, pontua.

A conselheira explica ainda que a Psicologia tem atuação importante nos trabalhos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abuso ou de risco de exploração sexual. A atuação de psicólogas e psicólogos também é solicitada pela Justiça para a elaboração de laudos e pareceres nestas situações de exploração sexual.

Conheça as(os) participantes

Marina Poniwas é conselheira do CFP e analista judiciária – psicóloga no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), com atuação nas matérias de Infância e Juventude, Família e Juizado Especial Criminal. Também preside o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), representando o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A psicóloga Fernanda Hermínia é doutora em Psicologia pela Université Paul Sabatier, em Toulouse, França. Ela integra o Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ) e é especialista em orientação parental e relações familiares.

O psicólogo Gilliard Laurentino é assessor técnico do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA) Casa Renascer. Integra organizações de atuação em rede na defesa e promoção de direitos de crianças e adolescentes, como a Rede ECPAT Brasil, Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes .

Referências técnicas

O Conselho Federal de Psicologia editou uma publicação dedicada à orientação e qualificação para profissionais da Psicologia no trabalho no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Trata-se das “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em situação de violência sexual”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).

O documento possui quatro eixos que abordam a temática de maneira interprofissional, intersetorial e interdisciplinar: “Dimensão ético-política frente às violências contra crianças e adolescentes”; “Psicologia e a proteção de crianças e adolescentes em situação de violência sexual”; “Atuação do psicólogo nos serviços da rede de proteção”; e “Espaços de construção e defesa das políticas públicas: gestão como compreensão ampliada e interligada na defesa da política”.

Acesse a íntegra da publicação

Serviço

Live Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: terça-feira, 21 de maio de 2024
Horário: 14h
Assista pelo canal do CFP no YouTube