Notícias

10/05/2016 - 15:52

CFP e Abrapav discutem possibilidades de parcerias

Debate On-line e/ou curso no OrientaPsi sobre Psicologia da Aviação foram apresentadas como propostas

Representantes da Associação Brasileira de Psicologia da Aviação (Abrapav) se reuniram nesta segunda-feira (9), na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília, com a presidente da Autarquia, Mariza Monteiro Borges, a fim de discutir possibilidades de parcerias e divulgações.

Entre os temas tratados, Mariza sugeriu a possibilidade de a entidade apresentar uma proposta de curso para a plataforma OrientaPsi e um Debate Online como forma de destacar a importância da área. As dirigentes da Abrapav ficaram de apresentar uma proposta ao CFP em reunião futura.

Nesse primeiro contato, Mariza Borges destacou o aprendizado sobre o que se faz na aviação nos diferentes setores. “Quando se fala em avião, não se fala apenas no transporte, mas na fabricação das aeronaves, nas escolas de pilotos, um mundo muito grande de possibilidades  para a atuação do psicólogo, como era de esperar, considerando que onde tem homens e mulheres tem trabalho para os psicólogos”, reforçou. 

Parcerias 

A presidente da Abrapav, Selma Leal de O. Ribeiro, declarou que o objetivo principal da reunião foi mostrar o que é a Associação e qual o trabalho realizado, bem como tratar formas de parcerias.

Selma destacou a importância do psicólogo da aviação em diversos setores, bem como a utilização de outros conhecimentos da Psicologia para sua aplicação. “O trabalho do psicólogo da aviação envolve várias coisas. Porque ele une os conhecimentos de diferentes áreas da Psicologia, aplicada ao ambiente de aviação que é um ambiente específico, muito complexo em função das questões que envolvem segurança dos profissionais, segurança da própria atividade do exercício. Então, o psicólogo usa conhecimentos da Psicologia Clínica, Organizacional, Cognitiva, Escolar, Social, aplicados ao ambiente da aviação, que tem uma característica muito específica e muito própria”, reforçou.

A presidente da Abrapav apontou, ainda, os diversos setores em que esse profissional atua, como nas companhias aéreas, no controle de tráfego aéreo, na infraestrutura aeroportuária, nos aeroportos, nas escolas de aviação, nas universidades em que há cursos de aviação, nos aeroclubes, nas forças armadas (onde a aviação é utilizada) e forças auxiliares.

A presidente do CFP, Mariza Borges, propôs a elaboração de um curso para a plataforma OrientaPsi ou um debate online sobre o tema.