Notícias

25/10/2022 - 10:22

CFP firma compromisso para qualidade de vida no ambiente de trabalho

Autarquia implementa política voltada a servidoras e servidores a partir de diretrizes do Código de Ética da Psicologia

CFP firma compromisso para qualidade de vida no ambiente de trabalho

Com o objetivo de contribuir com a promoção da saúde e da qualidade de vida de servidores e servidoras da autarquia, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) anunciou a implementação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

Na sexta-feira (14) a iniciativa foi oficialmente apresentada às trabalhadoras e trabalhadores do CFP, que participaram de uma roda de diálogo sobre a construção coletiva dos instrumentos que irão balizar a política na área.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, destacou que se trata do primeiro passo para institucionalizar o compromisso do Conselho como um ambiente de trabalho saudável em todas as dimensões, com ações que possam inclusive inspirar outras autarquias.

“Uma consultoria especializada irá nos ajudar a planejar uma política e um programa de qualidade de vida no trabalho, que serão construídos coletivamente e refletindo as expectativas dos servidores e servidoras, que tanto se dedicam à Psicologia brasileira”, reforçou.

Ana Sandra Fernandes falou ainda que espera que essa seja uma política de continuidade dentro do Conselho Federal, independente de gestões e dirigentes. “O trabalho que é entregue para a sociedade precisa ser também um trabalho que tenha qualidade de vida para todas as servidoras e servidores da instituição”.

O encontro contou com a participação do especialista Mário César Ferreira, psicólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB). O consultor destacou que o projeto de Qualidade de Trabalho no CFP está sendo construído seguindo diretrizes do Código de Ética Profissional da Psicologia. “Trabalhar no CFP deve ser sinônimo de bem-estar e de felicidade. Isso certamente contribuirá para que o Conselho cumpra sua missão para o conjunto dos profissionais da Psicologia no Brasil”.

Qualidade de vida no trabalho
O Programa Qualidade de Vida no Trabalho do CFP vai contemplar fundamentalmente três etapas: diagnóstico de qualidade de vida no trabalho; resultados do diagnóstico; e formulação de um programa com ações e projetos a serem implementados a curto, médio e longo prazos. A construção desse trabalho é desenvolvida por uma comissão composta por trabalhadores, diretoria, secretaria executiva e gestão de pessoas.

“Buscaremos formular uma política de qualidade de vida no trabalho que explicite fundamentos normativos, conceitos de qualidade de vida no trabalho e valores que devem nortear as práticas de QVT no âmbito do Conselho Federal de Psicologia”, destacou o professor Mário César.

De acordo com o Gerente de Gestão de Pessoas do CFP, André Luis Soares, a próxima etapa dos trabalhos é a constituição de grupos focais com servidores para dialogar sobre o tema.

“Esse projeto de qualidade de vida no trabalho será fundamental para subsidiar a Gestão de Pessoas de elementos de norte às ações do setor. Com ele poderemos descobrir o que os funcionários entendem como qualidade de vida, e conciliar essas demandas com a visão institucional. A ideia é de uma construção coletiva, diferentemente de uma política vinda de cima para baixo, e que por vezes não corresponde às necessidades reais das pessoas”.