Notícias

20/11/2014 - 16:40

Dia da Consciência Negra

Consoante com essa luta, o CFP, no dia 14 de novembro passado, obteve a suplência do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR) para o biênio 2014-2016

Dia da Consciência Negra

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) congratula todos os (as) negros (as) pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20/11). O enfrentamento das violências associadas ao racismo e a preconceitos étnicos é uma das bandeiras desta Autarquia bem como da gestão do XVI Plenário, na busca por melhores condições, pois o Brasil tem uma dívida histórica de séculos, que sofre as mais diversas opressões, desde a escravidão ao preconceito e discriminação nas relações sociais, de gênero e emprego nos dias contemporâneos.

A luta contra a discriminação e o preconceito está presente em um dos quatro eixos de trabalho da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CFP: o enfrentamento das violências associados ao racismo e a preconceitos étnicos.

Consoante com essa luta, o CFP, no dia 14 de novembro passado, obteve a suplência do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR) para o biênio 2014-2016. A indicação do CFP foi do psicólogo Valter da Mata, que é um dos representantes da Autarquia na Comissão de Direitos Humanos (CDH), atuando também nas discussões sobre as relações raciais. A posse a primeira reunião do colegiado ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília, das 09 às 20 horas.>

Para Valter da Mata, “O Dia da Consciência Negra é uma data de suma importância para confrontar o mito da democracia racial e denunciar o racismo enquanto um dos pilares nos quais se fundamenta a sociedade brasileira. O CFP tem, há algum tempo, se colocado ao lado daqueles que desejam erradicar essa chaga. A Resolução CFP 18/2002 é uma norma que delimita o posicionamento institucional da Autarquia nessa luta e a iniciativa de colocar o eixo da Psicologia e relações raciais como um dos principais nessa gestão, mostra o compromisso da Psicologia em continuar na batalha contra a discriminação racial”, destacou.

Currículo

Valter da Mata

Psicólogo e Mestre em Psicologia Social formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dedica-se aos estudos de Psicologia e Relações Raciais. Docente da Unime (Lauro de Freitas) e Faculdade da Cidade do Salvador. Presidente da Comissão Científica do 2º Psinep – Encontro de Psicólogos Negros e Pesquisadores da Questão Racial, presidente do Conselho Regional da Bahia (03) 2010-2013, ex-representante do CRP 03 nos Comitês Técnicos de Saúde da População Negra do Estado da Bahia e da Cidade de Salvador.

CNPIR

O CNPIR é composto por 22 órgãos do Poder Público Federal, 19 entidades da sociedade civil, escolhidas por meio de edital público, e por três notáveis indicados pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR). O presidente do conselho é o (a) ministro (a) da (SEPPIR-PR). O CNPIR é um órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da SEPPIR. O conselho tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da Igualdade Racial com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira. Além do combate ao racismo, o CNPIR tem por missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.