Notícias

19/08/2025 - 10:25

CFP lança Referências Técnicas para atuação de psicólogas e psicólogos junto à população em situação de rua

Publicação foi produzida no âmbito do CREPOP e integra o trabalho de especialistas na temática

CFP lança Referências Técnicas para atuação de psicólogas e psicólogos junto à população em situação de rua

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) acaba de lançar as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua. O documento reúne diretrizes para auxiliar profissionais da Psicologia que já atuam ou desejam atuar com a população em situação de rua, bem como gestoras(es) e profissionais que trabalham com políticas públicas nesse campo.

| Acesse a íntegra do material

O material foi elaborado por uma comissão de psicólogas e psicólogos com experiência na atenção à população em situação de rua, e sob a coordenação do conselheiro-secretário do CFP, Rodrigo Acioli Moura. A equipe reuniu ainda as(os) psicólogas(os) e especialistas Andréa Esmeraldo, Daiane Gasparetto da Silva, Fernanda Cavalcanti de Medeiros e Itamar Sousa.

Rodrigo Acioli reforça que o documento não busca normatizar ou priorizar técnicas, mas sim fortalecer o reconhecimento e o compromisso da atuação de profissionais da Psicologia.

“É essencial evidenciarmos condutas que fortaleçam o reconhecimento e o compromisso ético, social e político da nossa categoria, indo além das práticas profissionais individuais com foco na atuação em políticas públicas”, aponta o conselheiro.

Abordagem e desafios da atuação psicológica

A publicação aborda a complexidade das condições sociais, econômicas e políticas que levam à situação de rua, destacando a invisibilidade e o estigma enfrentados por essa população. Ressalta também a dificuldade de acesso aos serviços públicos, muitas vezes agravada pela falta de acolhimento e respeito nos espaços de atendimento. Além disso, aponta a escassez de políticas públicas efetivas e a falta de recursos como fatores que precarizam o atendimento.

Um dos pontos principais do documento é a necessidade de construir vínculos de confiança e escuta em um contexto de desconfiança generalizada, decorrente de experiências de exclusão e violência. As Referências Técnicas também enfatizam a importância de adaptar as intervenções às singularidades de cada indivíduo, valorizando suas histórias, possíveis traumas e estratégias de sobrevivência.

Orientações

As Referências Técnicas estão organizadas em quatro eixos, com informações relevantes sobre a atuação da categoria na atenção à população em situação de rua.

O eixo 1 aborda a caracterização e diversidade desse grupo, ressaltando a importância do atendimento pautado pela dignidade e direitos humanos, em conformidade com o Código de Ética da(o) Psicóloga(o). Apresenta ainda os marcos legais e os equipamentos da rede de serviços.

No segundo eixo, é feita uma análise sobre a trajetória da Psicologia social e comunitária no Brasil, destacando a influência de diversos campos do conhecimento e a produção de subjetividade em contextos latino-americanos.

O eixo 3 apresenta as técnicas e intervenções possíveis, com foco na promoção da autonomia e participação ativa das pessoas atendidas, por meio de escuta sensível e diálogo respeitoso.

Já o eixo 4 ressalta a resistência da população em situação de rua, reconhecendo suas lutas por direitos, dignidade e reconhecimento, e incorporando suas vozes e experiências no processo de consulta pública.

Sobre o CREPOP

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Política Pública (CREPOP) integra a experiência prática de psicólogas e psicólogos à revisão da literatura científica, abordando questões por vezes não suficientemente exploradas.

Nos últimos quatro anos, o CREPOP passou por um intenso processo de revisão e publicação de Referências Técnicas, com o número de títulos disponíveis saltando de 13 em 2013 para 26 em 2025. O Centro também organiza o Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, atualmente em sua 12ª edição, um espaço de encontro e compartilhamento de conhecimentos.

As Referências Técnicas são documentos elaborados pelo CFP e pelo CREPOP, com conteúdo técnico, ético e político, que orientam e qualificam a atuação de psicólogas e psicólogos em diversas áreas das políticas públicas. Sua elaboração reflete um processo democrático de escuta da categoria.

Para mais informações, acesse crepop.cfp.org.br.