Notícias

25/11/2015 - 13:52

CFP marca presença em debate sobre racismo no Dia da Consciência Negra

O evento foi realizado na Universidade Presidente Antônio Carlos Barbacena (UNIPAC-Barbacena), em Minas Gerais

CFP marca presença em debate sobre racismo no Dia da Consciência Negra

O integrante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Valter da Mata participou, no último dia 20 de novembro, do evento Racismo em Foco – Descobrindo Preconceitos. O evento realizado no mesmo dia em que celebramos o Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares em 1865, foi realizado na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Barbacena, Campus Magnus e idealizado pelos estudantes Leandro Elias e Kethelen Aparecida, apoiados pela Coordenação do Curso de Psicologia.

Na programação, foram incluídas atividades como uma apresentação de dança de alunas (os) do curso de Pedagogia, uma roda de capoeira promovida por estudantes do curso de Educação Física e outra inclusiva, que contou com portadores de síndrome de down.

Após as apresentações culturais, foi realizada uma mesa redonda sobre o racismo com a participação de Valter da Mata. O psicólogo falou sobre as características dessa prática na sociedade brasileira e as dimensões psíquicas mais afetadas pela discriminação racial. Além de Valter da Mata, participaram da mesa a professora Roseli dos Santos, falando sobre as relações de senhores e escravos no município de Barbacena no século XVIII,  e Marcelo Della Vecchia, representante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Em sua participação, Marcelo falou do cenário da violência, o qual está submetida a juventude negra. A mesa teve a mediação do professor Helder Rodrigues, que ressaltou a importância do evento para a cidade, pelo histórico da região.

Valter da Mata destacou a importância de um evento como esse para debater o racismo. “Eu avalio a participação no evento como muito positiva. Foi um evento importante tanto pelo debate proposto como pela possibilidade de aproximação do CFP com os municípios do interior do Estado, mostrando sensibilidade e preocupação com a formação dos futuros profissionais. A visita rendeu um convite para a reinauguração do Museu da Loucura, que deverá ocorrer em março do próximo ano. A Comissão de Direitos Humanos do CFP estará presente”, destaca Valter da Mata.

O evento foi assistido por aproximadamente 300 pessoas e  após a realização da mesa, ocorreu um acalorado debate sobre políticas de ações afirmativas, identidade nacional, política do Sistema Conselhos em relação as questões de discriminação racial.