Notícias

01/12/2015 - 16:49

CFP no Congresso Internacional de Investigação e Prática Profissional de Psicologia na Argentina

Entidades de Psicologia da América Latina e do Mercosul estiveram reunidas entre 25 e 28 de novembro último

CFP no Congresso Internacional de Investigação e Prática Profissional de Psicologia na Argentina

Ana Jacó-Vilela e João Alchieri foram os representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no VII Congresso Internacional de Investigação e Prática Profissional de Psicologia, realizado em Buenos Aires (Argentina) entre 25 e 28 de novembro último.

Durante o encontro, entidades de Psicologia da América Latina e do Mercosul firmaram um acordo de integração interinstitucional para um seminário internacional de testes psicológicos na América Latina.

Outras pautas debatidas no congresso foram aspectos relativos à utilização, comercialização, investigação e necessidades comuns na América Latina quanto ao uso de instrumentais psicológicos bem como a avaliação dos instrumentos e da expertise profissional do psicólogo no manejo e as boas práticas profissionais.

Os representantes do CFP participaram ainda de reuniões com representantes da Federación de Psicólogos de la Republica Argentina (FePRA), da Asociación de Psicólogos de Buenos Aires (APBA) e da da Asociación Argentina de Estudio e Investigación en Psicodiagnóstico (ADEIP).

A participação do CFP também se deu na composição da reunião de trabalho e desenvolvimento de ações conjuntas dos colégios regionais em distintos países da América Latina.

Para Alchieri, “o congresso deixou os participantes com uma boa impressão em relação à aceitação de participações técnico-científicas e profissional entre as instituições latino-americanas bem como da possibilidade de cooperação em projetos conjuntos quanto à avaliação psicológica”.

Já Ana Jacó, que participou do Fórum de Investigadores en Psicología del Mercosur, o encontro tem ganhado corpo. “Embora estivessem presentes pesquisadores de poucos países, pretende-se organizar de forma mais efetiva os próximos Fóruns. A discussão versou mais em termos de primeiros contatos e conhecimento geral da institucionalização da psicologia em cada país”, explicou.