Notícias

21/08/2023 - 15:55

CFP participa da Marcha das Margaridas em defesa dos direitos das mulheres do campo e das cidades

Durante o evento, conselheiras reafirmam o compromisso da Psicologia pela igualdade de gênero e contra a misoginia e o machismo

CFP participa da Marcha das Margaridas em defesa dos direitos das mulheres do campo e das cidades

O papel da Psicologia na promoção da igualdade de gênero e do direito das mulheres de todos os territórios mobilizou a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) na edição 2023 da Marcha das Margaridas, realizada nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília/DF.

Reconhecida como a mais ampla ação protagonizada por mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas de todo o país, a Marcha das Margaridas busca fortalecer e ampliar a organização, a mobilização e a formação dessas mulheres, ressaltando o protagonismo e o enfrentamento a todas as formas de violência, exploração e discriminação que as afeta.

A atividade contou com a participação das psicólogas Alessandra Almeida e Nita Tuxá representando o XIX Plenário do CFP. Durante a programação oficial, as conselheiras federais conduziram debates que tiveram como foco saúde, pró equidade de gênero e raça, além de abordar saúde mental, acessibilidade e ativismo LGBTQIA+.

“Esse evento político incrível reúne mulheres do campo e da cidade pelo direito à vida, pelo direito à existência, pelo direito ao território-corpo. Estamos aqui marcando o compromisso da Psicologia pela igualdade de gênero, contra a misoginia e contra o machismo”, afirmou a conselheira Alessandra Almeida.

Foi o que também pontuou a conselheira Nita Tuxá ao destacar a importância da Psicologia se fazer presença na mobilização: “sou uma mulher indígena, psicóloga e estou na 7ª Marcha das Margaridas somando a esse movimento porque compreendo que Psicologia só se faz estando em movimento e no movimento”.

Também presente ao evento, durante a caminhada rumo ao Congresso Nacional, o conselheiro Gabriel Figueiredo chamou atenção para os fatores que impactam a saúde mental das mulheres. “Misoginia e racismo são determinantes sociais de saúde que precisam ser levados a sério na construção de uma política de saúde”, frisou.

Confira a galeria de fotos da participação do CFP na Marcha das Margaridas 2023.

Um debate da Psicologia

Para fortalecer a mobilização, a participação do Conselho Federal de Psicologia na Marcha das Margaridas foi precedida pelo seminário “Psicologia e território como direito humano: as vivências das mulheres do campo, florestas, águas e cidades”, ocorrido em 14 de agosto com organização do CFP por meio do Grupo de Trabalho Psicologia Ambiental.

O evento, que teve transmissão ao vivo, buscou realizar reflexões relacionadas à questão urbana, ao direito à cidade e ao bem viver, além de construir estratégias de enfrentamento ao racismo ambiental.

Notícias relacionadas

Marcha das Margaridas: CFP participa de atividades em defesa dos direitos das trabalhadoras do campo, da floresta e das águas

CFP realiza seminário para destacar relação das mulheres com os territórios sob a perspectiva da Psicologia