
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, no dia 16 de outubro, da 227ª reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), realizada na sede do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), em Brasília/DF.
Esta é a primeira vez em que o CFP participa como Coordenação Adjunta do Fórum, representado pelo conselheiro-secretário Rodrigo Acioli. A presença nesse espaço de articulação evidencia o papel estratégico da Psicologia brasileira na promoção do diálogo interinstitucional para a orientação e a fiscalização das profissões regulamentadas no campo da saúde.
A reunião contou com a presença de representantes dos 14 Conselhos Federais que compõem o Fórum: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia.
Durante o encontro, foram debatidas questões acerca da integração das categorias profissionais, como fiscalização, ações de medidas de contenção de fraudes relacionadas à obtenção de registros profissionais e regulamentação do Ensino à Distância (EaD).
A participação do CFP no FCFAS, na atual posição, reforça a contribuição da Psicologia para a construção de estratégias conjuntas em defesa do cuidado integral e interdisciplinar. “Esse é um reconhecimento da importância da Psicologia nas políticas de saúde e do compromisso com o trabalho coletivo entre os Conselhos Federais”, destacou Rodrigo Acioli, conselheiro-secretário do CFP.
Regulamentação profissional
O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) tem como missão promover o diálogo e a integração entre as profissões da saúde e contribuir para o aprimoramento das práticas profissionais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com sua participação ativa nesse espaço, o CFP reafirma o compromisso com a valorização da Psicologia e com a defesa do exercício profissional ético e qualificado, além de fortalecer sua atuação conjunta com os demais Conselhos na formulação de políticas públicas e na superação dos desafios das profissões da Saúde no país.