Notícias

07/11/2015 - 13:45

CFP presente em seminário sobre psicologia e politicas públicas em Palmas (TO)

O Seminário realizado em Palmas (TO) teve como tema principal a "A Psicologia rumo ao paradigma da intersetorialidade”

CFP presente em seminário sobre psicologia e politicas públicas em Palmas (TO)

Foi aberto na noite desta sexta-feira (06), o III Seminário Tocantinense de Psicologia e Políticas Públicas. O evento que tem programação prevista até a tarde deste sábado (07) ocorre na capital do Tocantins, Palmas, na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Durante esses dois dias profissionais da psicologia irão debater questões referentes ao tema “A Psicologia rumo ao paradigma da intersetorialidade”. O vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira, participará dos debates do evento. Durante a abertura do Seminário, Rogério destacou que a atuação da psicologia já está consolidada e o momento é de avançar na reestruturação dessas políticas adaptando-as às novas demandas.

“Nós hoje somos aproximadamente 255 mil profissionais em todo o Brasil. Precisamos perceber os desafios colocados e nos organizarmos como psicólogos (as), olhando para o futuro. Muitos não vão admitir, irão querer barrar esses avanços mas nossa participação nas politicas públicas não pode ficar à mercê de ameaças e retrocessos”, enfatizou ele.
O presidente do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, o CRP 23, Tássio de Oliveira Soares, diz que sua expectativa é de que, após os dois dias de debate, os profissionais presentes possam pensar a intersetorialidade como uma estratégia na atuação do psicólogo.
“Que os profissionais ao saírem daqui possam discutir o que são princípios e diretrizes para a atuação dos profissionais nas políticas públicas, que hoje é um dos campos de trabalho que mais empregam psicólogos e psicólogas no país. A intersetorialidade também é uma estratégia para enfrentar os problemas de escassez de recursos. Formando redes e identificando atores que possam ajudar na realização do trabalho nos diversos âmbitos da politica publica, na prevenção na promoção e na atenção”, lembra ele.
Representando o secretário municipal de Educação, a psicóloga e professora Judith Elisabeth de Freitas Dall´Agnol destacou que os desafios desse debate são imensos, mas que nas várias áreas onde os psicólogos (as) atuam suas contribuições nas políticas públicas são reconhecidas. Por isso, é mais que 20151106_194238necessário apostar na intersetorialidade para que esses profissionais dialoguem e que seus acúmulos estejam presentes em todas as áreas. Ela também destacou a importância de uma rede de proteção da infância, em que a Psicologia seja protagonista. Também compuseram a mesa de abertura o Coordenador do CREPOP do CRP-23, Jonatha Rospide, e o coordenador de saúde mental do Estado, o psicólogo, Victor de Melo.
Durante todo o sábado, os participantes serão divididos em três grupos (promoção, prevenção e atenção), onde cada um deles abordará um eixo temático. Cada Eixo Temático irá trabalhar o Paradigma da Intersetorialidade e os princípios e diretrizes das políticas públicas (saúde, educação, assistência social e justiça). Cada eixo terá um psicólogo (a) como facilitador(a).  No de promoção será a psicóloga Semiramis Vedovatto, no de prevenção o psicólogo Iacã Macerata e no de assistência e atenção o psicólogo Jonatha Rospide.  Este era um evento que o CRP-09, quando tinha jurisdição no Tocantins, já realizava, e que o I Plenário, entendendo sua importância, dá continuidade.
Para saber mais sobre a programação do evento, acesse bit.ly/20BeBBg