Notícias

17/06/2020 - 15:36

CFP realiza Encontro Nacional das Comissões de Orientação e Ética

Por conta da pandemia da COVID-19 encontros nacionais das COEs e COFs foram realizados virtualmente

CFP realiza Encontro Nacional das Comissões de Orientação e Ética

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, na última quarta-feira (10), o Encontro Nacional das Comissões de Orientação e Ética (COEs) do Sistema Conselhos de Psicologia. No dia 4 de junho, foi realizado o encontro das Comissões de Fiscalização (COFs). Em função da pandemia da COVID-19, os encontros das COEs e COFs foram realizados virtualmente.

O encontro das COEs 2020 discutiu questões levantadas pelas comissões regionais de Ética como: a aplicação do Código de Processamento Disciplinar (CPD) durante a pandemia, uso da ferramenta SEI e ferramenta BRC.

Organizados pela Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do CFP, os encontros de COFs e de COEs têm o objetivo de debater temas referentes a orientação, fiscalização e processamento disciplinar. As COEs e COFs dos Conselhos Regionais de Psicologia são responsáveis pela orientação, instauração de processos e apuração de faltas éticas. Os encontros das comissões objetivam a troca de experiências e avanços na compreensão mais adequada das legislações existentes sobre a prática profissional. Esses encontros não são deliberativos, mas sim orientativos para os trabalhos das comissões regionais.

Encontro da COEs

A presidente do CFP, conselheira Ana Sandra Fernandes, abriu o encontro reforçando o desafio que as COEs têm em se reposicionar diante destes momentos de pandemia da COVID-19, no intuito de criar ferramentas e estratégias.

Fernandes destacou a importância de se reforçar a institucionalidade, ou seja, de fortalecer as instituições diante de um cenário de tantas incertezas causado pela pandemia, principalmente na unidade em torno da Psicologia. “Temos que reforçar o movimento de unidade para proteger a Psicologia, a instituição Sistema Conselhos de Psicologia diante de tantas dificuldades que temos enfrentado”.

A conselheira e secretária da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do CFP, Marisa Helena Alves, disse que é importante manter o diálogo entre as comissões e os conselhos regionais, mesmo com o distanciamento.

Alves abordou também a importância para a reflexão em torno das demandas de trabalho durante a quarentena mas reforçou que os princípios que norteiam o Código de Ética da Psicologia continuam iguais. “Estamos em um período de quarentena, mas os princípios que nos norteiam como psicólogas (os) não estão. Então precisamos de reflexão e atenção na elaboração dos documentos. Dialogar. Modificar e adequar aquilo que for necessário para o momento”.

Em breve fala, o membro da SOE do CFP, Aluízio Brito, destacou as experiências tanto das COEs quanto da SOE do Federal nesse período de pandemia.