Notícias

29/09/2015 - 15:05

Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica realiza primeira reunião com editoras

A reunião aconteceu a convite da Comissão do CFP e a expectativa de ambas as partes é que as reuniões passem a seguir uma periodicidade

Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica realiza primeira reunião com editoras

A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) esteve reunida nos dias 23 e 24 de setembro e, entre as atividades do grupo, foi realizada a primeira reunião com editoras de materiais psicológicos. “Este foi o primeiro momento em que editoras e Sistema Conselhos de Psicologia se reuniram e puderam caracterizar esforços para fomentar ações conjuntas”, comemorou o coordenador da CCAP, João Carlos Alchieri.

Além de Alchieri, participaram do encontro os integrantes da CCAP Roberto Moraes Cruz, Valdiney Veloso Gouveia, José Neander Abreu e Cícero Emídio Vaz. Por parte das editoras, estiveram presentes Gisele Alves e Rafael Ferraz (Editora Pearson Clinical); Alexandre Serpa e Marianne Fleury (Centro Editor de Testes e Pesquisa em Psicologia (Hogrefe CETEPP); Elizabeth do Nascimento (responsável técnica da Empresa Distribuidora de Testes (Edites); Antônio Uchoa e Bartholomeu Troccoli (LAbPAM); e Cristiano Esteves e Ricardo Mattos (Vetor Editora).

20150924_153635

De acordo com a Comissão, o encontro foi um momento importante para discutir questões relacionadas ao uso profissional de instrumentos psicológicos e à modernização de normas e critérios técnicos associados tanto à utilização quanto a comercialização desses materiais. “Além disso, foi um momento para trocarmos informações e experiências em relação a novas tecnologias associadas ao uso desses materiais e novas plataformas eletrônicas”, completou Roberto Moraes Cruz.

Cruz lembrou ainda que, a partir da reunião, foram discutidos critérios técnicos e ações para que seja atualizado o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) do CFP: “As discussões feitas durante a reunião fez com que repensássemos o fluxo do Satepsi no que diz respeito aos requisitos mínimos para a atualização de normas de instrumentos e, ao mesmo tempo, atualizar as editoras sobre os principais questionamentos vindos dos psicólogos sobre o papel das editoras nos processos de uso e comercialização de materiais psicológicos”.

A Comissão já projeta reformular o sistema de atualização de normas técnicas e de testes psicológicos. A proposta visa elaborar modelos que ajudem a organizar e agilizar o fluxo de atendimento a autores, responsáveis técnicos e editoras de materiais psicológicos, já que é a CCAP é quem valida esse tipo material, nacionalmente.

Valdiney Veloso Gouveia apontou que cada editora tem um modelo, uma estratégia e algumas necessidades específicas que precisam ser normatizadas pela Comissão. “A reunião colabora no sentido de buscamos consensos para agilizar os processos. Novas estratégias, novas ferramentas de comunicação vão surgindo e essa relação mais 20150924_153726próxima ajuda a gente a otimizar o processo de análise. E o mais importante disso é que, assim, conseguimos beneficiar a categoria”.

Na visão de José Neander Abreu, essa reunião “marca uma evolução histórica da própria CCAP”, já que existe uma resolução que rege a Comissão em relação à testagem psicológica e há condições para promover mudanças às novas demandas surgidas por parte dos profissionais da Psicologia, pelas editoras e também da própria CCAP. “Acho que as dúvidas, as sugestões e inquietações são favoráveis pra gente ouvir todos os lados, e neste caso o das editoras, sobre os efeitos da regulamentação vigente e pensarmos naquilo que é ajustável, naquilo que pode ser adequado para um novo caminho, pensando que ele seja mais frutífero, mais adequado e mais eficaz em relação ao tratamento da avalição da testagem psicológica no país”.

Para Cícero Emídio Vaz, o êxito da reunião ficou marcado pelo interesse de todas as editoras em participar, trocar experiências e preocupações.

A expectativa de ambas as partes é que as reuniões passem a seguir uma periodicidade.  A reunião aconteceu a convite da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP.

Outros assuntos

Além da reunião com as editoras de materiais psicológicos, a Comissão ainda avaliou e fez leitura de relatos de pareceres sobre os instrumentos psicológicos e atendimentos à categoria sobre processos de avaliação. Também fez parte da pauta a elaboração de projetos para o próximo ano, visando uma maior qualificação do processo de formação profissional no âmbito da avaliação psicológica.