Notícias

19/06/2016 - 18:03

Congresso Nacional de Psicologia termina em Brasília

Com o tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”, evento reuniu aproximadamente 270 pessoas de todas as regiões do país

Congresso Nacional de Psicologia termina em Brasília

Na tarde deste domingo (19), os (as) participantes do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) debateram e votaram todas as pautas do último e terceiro eixo de propostas (“Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos”), encaminhadas ao pleno pelos dez grupos de trabalho (GTs) que se reuniram na sexta (17) e baseadas nas proposições advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) realizados no período anterior.

As proposições do Eixo 3 estão ligadas à ampliação da presença dos (as) psicólogos (as) nas políticas públicas e na sociedade de modo geral, e à construção de referências para o exercício profissional. Pela manhã, foram debatidas as pautas do Eixo 2, “Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e de garantia de direitos”, e ontem, as do Eixo 1 – “Organização Democrática do Sistema Conselhos e Aperfeiçoamento das Estratégias de Diálogo com a Categoria e a Sociedade”.

Além da votação das propostas, foram apreciadas 49 moções (entre de apoio e de repúdio) e lançada a Articulação Nacional de Psicólogas (os) LGBT – ANP LGBT, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com vistas a barrar retrocessos no que se refere aos direitos LGBTs no Brasil.

Chapas

Ao final da plenária, a Comissão Eleitoral do 9º CNP apresentou as chapas relativas à consulta nacional para a gestão 2017/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que acontece em agosto deste ano. As quatro chapas anunciadas foram “Cuidar da Profissão”, “Fortalecer a Profissão”, “Psicólogos em Ação” e “Renovação da Psicologia”.

Confira a cobertura e documentos do Congresso no site do evento: http://9cnp.cfp.org.br

CNP

O CNP acontece a cada três anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia. Para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), é essencial que os (as) profissionais psicólogos (as) se mobilizem e participem, inclusive, das etapas de construção do evento.

O objetivo do Congresso é promover a organização e a mobilização das (os) psicólogas (os) para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão, definindo políticas nacionais a serem implementadas e/ou reguladas pelos Conselhos de Psicologia entre setembro de 2016 e setembro de 2019 e garantindo a participação direta dos (as) profissionais no processo de deliberação acerca das ações do Sistema Conselhos de Psicologia no próximo triênio. É, também, espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Federal de Psicologia (CFP), na gestão de 2017 a 2019.

Transmissão online

O Conselho Federal de Psicologia transmitiu, ao vivo, via internet, a plenária de abertura, assim como as plenárias de análise das propostas dos eixos do 9º CNP. Os vídeos ficarão disponíveis para acesso nos mesmos links das transmissões online:

16/06 – https://www.youtube.com/watch?v=aTf_eC9lLlI

18/06 – https://www.youtube.com/watch?v=CUA2lq_PnD0

19/06 – https://www.youtube.com/watch?v=Fh7hGwEK9ms

Leia mais

Psicólogas (os) negras (os) presentes no 9º CNP articulam grupo de ação

A Psicologia em defesa da democracia e da garantia de direitos

Acompanhe o último dia do 9º CNP

CNP inicia plenária em Brasília

Congresso Nacional de Psicologia é aberto em Brasília