Notícias

20/04/2023 - 15:12

Congresso ULAPSI: CFP e entidades de diversos países promovem intercâmbio para integração da Psicologia latino-americana

Mais de 100 atividades compuseram a programação dos diálogos, que se encerra com um importante anúncio: Brasil sediará a próxima edição do evento, em 2025

Congresso ULAPSI: CFP e entidades de diversos países promovem intercâmbio para integração da Psicologia latino-americana

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou de uma jornada de três dias de diálogos e reflexões para troca de saberes e integração da Psicologia na América Latina. 

Entre 14 e 16 de abril, conselheiras e conselheiros do CFP participaram do Congresso 2023 da União Latino-Americana de Entidades da Psicologia (Ulapsi), realizado em Montevidéu, no Uruguai, e que teve como tema central “Os caminhos de encontro da Psicologia da América Latina”.

54 mesas de debate, 40 oficinas de trabalhos, 11 salas simultâneas de discussão e uma série de lançamentos e conferências marcaram a programação do encontro, que reuniu psicólogas e psicólogos de países como Brasil, Argentina, Paraguai, Guatemala, Cuba, México, Uruguai, Porto Rico e Peru.

“Além da troca de experiências e saberes, o objetivo é promover a integração com essas diversas nações para fortalecer uma Psicologia latino-americana”, destaca o presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho.

Ao falar sobre a importância desse processo, Bicalho destaca que os países da região partem de contextos históricos, sociais e econômicos muito semelhantes, com desafios, experiências e respostas no campo da Psicologia fundamentais de serem compartilhados. 

“A Psicologia brasileira – a que tem maior número de profissionais registrados não apenas em termos de América Latina, mas em todo o mundo – tem papel relevante nesse intercâmbio e no próprio fortalecimento da Psicologia como um saber científico e profissional em todas essas nações”, pontua o presidente do CFP. 

Troca de experiências

A comitiva do Conselho Federal levou ao Seminário ULAPSI temas essenciais da Psicologia brasileira, reafirmando uma prática profissional e científica apoiada em princípios éticos de cuidado integral e da proteção de direitos.  

Temas como a presença da Psicologia nas políticas públicas, mobilidade humana, pobreza e desenvolvimento, relações étnico-raciais na América Latina, justiça reprodutiva, violências de Estado, interseccionalidades e o impacto da pandemia de Covid-19 no exercício da profissão estiveram entre as questões compartilhadas no encontro.

Entre os destaques, o lançamento para o público da ULAPSI da versão em espanhol do Relatório de Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas, produzido pelo CFP em 2017 e que ainda é o mais amplo e atual levantamento realizado pelo poder público acerca dessas instituições asilares.

“O Brasil conta com dois grandes levantamentos sobre o tema – ambos protagonizados pelo CFP. Sabemos que comunidades terapêuticas são espaços que articulam violências nas mais variadas ordens e para diversos segmentos, uma realidade infelizmente presente em diferentes nações. Ao disponibilizar a outros países essa importante experiência, a Psicologia brasileira reafirma uma prática ética e interseccional de cuidado para enfrentar essa questão”, destacou o presidente do CFP na mesa que debateu o tema.

Outra importante experiência compartilhada foi o Censo da Psicologia Brasileira. Além de uma mesa que debateu dados e principais achados desse levantamento inédito, a pesquisa também foi destaque em diálogo realizado com a Coordinadora de Psicólogos del Uruguay (CPU), entidade representativa dos profissionais da Psicologia daquele país.

O diálogo com a CPU também abordou a experiência brasileira com a Lei 13.935/2019 e a organização de entidades da Psicologia no âmbito do FENPB, entre outras questões.

“Foi uma oportunidade de aproximação para uma construção de ações práticas e efetivas de intercâmbio e interação. A Psicologia brasileira impressiona por sua produção e qualidade do exercício profissional”, pontuou a vice-presidenta do CFP, Ivani Oliveira. 

Conferência de encerramento

A Psicologia brasileira também esteve em destaque em conferência proferida pela conselheira do CFP Nita Tuxá, encerrando a programação de atividades de todo o Congresso. 

Indígena psicóloga, a representante do CFP levou à mesa principal profissionais da Psicologia representantes de povos tuxás, guaranis, terenas e xucurus, compartilhando com a plenária latino-americana as vivências e desafios dos povos indígenas pelo direito de bem-viver: “que essa seja uma construção coletiva latino-americana por uma Psicologia pintada de jenipapo e urucum”, convocou Nita Tuxá.

Durante a cerimônia de encerramento do Congresso, a secretária geral da ULAPSI, Bettina Cuevas, destacou a união de esforços para troca de experiências, aportes e boas práticas “que permitem às entidades que integram esse espaço de integração seguir fortalecendo nossa profissão em todos os campos de desenvolvimento da Psicologia na América Latina”. 

Confira a galeria de fotos: 

https://www.flickr.com/photos/conselhofederaldepsicologia/albums/72177720307626656

Brasil sediará Congresso ULAPSI

Durante o encontro no Uruguai foi também realizada a Assembleia Ordinária da União Latino-Americana de Entidades da Psicologia. Dentre as deliberações está a designação da nova composição do Conselho Executivo da entidade: Carolina Moll, do Uruguai, será a nova secretária geral; Maria da Glória Calado, vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, assume o posto de secretária tesoureira; e Bárbara Zaz, de Cuba, a de secretária administrativa. 

A assembleia também deliberou sobre os locais que sediarão as próximas atividades da ULAPSI: a cidade de Mendoza, na Argentina, receberá o Seminário 2024; enquanto o Brasil sediará o Congresso ULAPSI 2025, em São Paulo.

Saiba mais

A ULAPSI é um espaço de organização e integração de diferentes entidades de Psicologia da América Latina. A entidade foi criada em novembro de 2002 na cidade de Puebla, no México, e reúne diversas entidades de Psicologia da América Latina. O objetivo é promover ações de integração de suas atividades científicas, acadêmicas e profissionais voltados ao desenvolvimento para uma Psicologia comprometida com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da pessoa humana. A ULAPSI também atua para o desenvolvimento e sistematização de experiências em diferentes âmbitos da Psicologia que concernem à identidade e à cultura latino-americanas, bem como para o intercâmbio e difusão das práticas e produção de conhecimento que expressem o compromisso social da Psicologia na região.