O Conselho Federal de Psicologia (CFP) acaba de anunciar o lançamento de uma série traduzida para o espanhol das principais Referências Técnicas para a atuação profissional de psicólogas e psicólogos em políticas públicas. A iniciativa é um passo estratégico nas ações de internacionalização da Psicologia brasileira, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio de conhecimento, especialmente na América Latina.
As duas primeiras publicações, Referencias técnicas para la actuación de psicólogas, psicólogos e psicólogues en políticas públicas para la población LGBTQIA e Referencias Técnicas para la actuación de psicólogas(os) en la atención a las mujeres en situación de violência, foram apresentadas no IX Congresso da Associação Latino-Americana de Ensino e Formação em Psicologia (ALFEPSI), que ocorreu entre 8 e 11 de outubro, em Maceió/AL.
Ao todo, serão lançadas sete referências técnicas em espanhol, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
A presidenta do CFP, Alessandra Almeida, avalia que a tradução desses materiais é um marco importante para a Psicologia brasileira e latino-americana. Para ela, a iniciativa reconhece que o trabalho de construção de referências técnicas para atuação em políticas públicas transcende as fronteiras do Brasil, tendo a Psicologia brasileira um papel de destaque no cenário latino-americano, no qual desafios comuns demandam práticas inovadoras, críticas e comprometidas com a equidade e a justiça social.
“A tradução dessas referências técnicas é um reflexo do entendimento de que a internacionalização transcende a mera difusão de documentos. Na prática, representa a afirmação de valores e atuações que conectam o Brasil a outras nações em uma causa compartilhada: a edificação de uma Psicologia crítica, democrática e cimentada nos direitos humanos”, explica a presidenta da Autarquia.
Após essas duas primeiras traduções, o CFP prepara o lançamento de mais cinco referências técnicas em espanhol:
• Referencias Técnicas para la Actuación de Psicólogas(os) en Políticas Públicas de Derechos Sexuales y Derechos Reproductivos;
• Referencias Técnicas para la Actuación de Psicólogas(os) junto a los Pueblos Indígenas;
• Referencias Técnicas para la Actuación de Psicólogas(os) en la Educación Básica;
• Referencias Técnicas para la Actuación de Psicólogas(os) en el Ámbito de las Medidas Socioeducativas; e
• Referencias Técnicas para la Actuación de Psicólogas(os) en el Sistema Penitenciario.
Em breve, todo esse conteúdo digital estará disponível de forma gratuita no site do CFP.
Internacionalização da Psicologia
A internacionalização da Psicologia é uma agenda estratégica do CFP que busca fortalecer a presença da ciência e profissão psicológicas do Brasil no cenário global. A ação promove a troca de saberes, a difusão de boas práticas e a integração profissional com outras nações, como as da América Latina, Caribe e países de língua portuguesa.
A iniciativa inclui a participação em eventos internacionais, a realização de congressos no Brasil, como o X Congresso ULAPSI e o XI Congresso ALFEPSI, no ano de 2025. Além disso, a agenda estabelece a colaboração com entidades transnacionais, como a União Internacional de Ciências Psicológicas (IUPsyS) e a Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP).
“Ao tornar esse conhecimento acessível, o Sistema Conselhos não apenas fortalece o intercâmbio internacional, mas também permite que a experiência brasileira inspire e dialogue com outras realidades da região”, aponta Alessandra Almeida.
Sobre o CREPOP
O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Política Pública (CREPOP) integra a experiência prática de psicólogas e psicólogos à revisão da literatura científica, abordando questões fundamentais para a prática profissional.
Nos últimos anos, o CREPOP passou por um processo de revisão e publicação de Referências Técnicas, com o número de títulos disponíveis saltando de 13 em 2013 para 26 em 2025. O Centro também organiza o Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, atualmente em sua 12ª edição, um espaço de encontro e compartilhamento de conhecimentos.