Notícias

08/06/2020 - 16:16

Marcha pela Vida: CFP realiza atividade virtual para discutir Psicologia e combate ao racismo

Transmissão ao vivo será na terça-feira (9), a partir das 10h30, e poderá ser acompanhada pelo Facebook e Youtube do CFP

Marcha pela Vida: CFP realiza atividade virtual para discutir Psicologia e combate ao racismo

Amanhã (9), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) se somará a diversas organizações em torno da Marcha Virtual pela Vida – atividade que, ao longo do dia, pretende colocar em diálogo questões sobre a importância da vida, da democracia, da ciência, do Sistema Único de Saúde (SUS), da solidariedade, do meio ambiente e do respeito à Constituição Federal para a defesa dos direitos humanos, sobretudo diante do cenário de pandemia da Covid-19. 

Em transmissão ao vivo, que terá início às 10h30, o CFP pretende discutir o papel da Psicologia no enfrentamento ao racismo. O tema já é historicamente problematizado no âmbito do Conselho Federal de Psicologia e ganhou destaque nos últimos dias após uma atuação violenta da polícia em Minnesota, nos Estados Unidos, provocar a morte de George Floyd. Poucos dias depois, aqui no Brasil, Miguel Otávio de Santana, menino negro de apenas cinco anos de idade, caiu do 9º andar do edifício onde sua mãe trabalhava como empregada doméstica. Na hora do acidente, a criança estaria sob os cuidados da empregadora de sua mãe.

Os casos colocaram novamente em evidência a urgente necessidade de enfrentar as desigualdades e encerrar o ciclo de impunidade que cerca o tema. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um pessoa negra no Brasil tem 2,7 vezes mais chances de ser vítima de homicídio intencional do que uma pessoa branca. 

Durante o debate, serão destacados o racismo estrutural e suas interfaces com a questão quilombola, a Saúde Mental, a população em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.

A atividade contará com a mediação das conselheiras do CFP Maria de Jesus Moura (CRP 02/4617) e Marisa Helena Alves (CRP 18/0092), e das contribuições de Jaqueline Gomes de Jesus (CRP 05/49337); Jeane Saskya Campos Tavares (CRP 03/02458); e de Filippe de Mello Lopes (CRP 04/38848), todas(os) integrantes da Comissão de Direitos Humanos do CFP. 

Mais informações sobre a Marcha pela Vida – como a programação completa das atividades – podem ser acessadas em https://marchavirtualpelavida.org.br