Notícias

12/05/2022 - 11:42

Participe: sessão solene celebra 60 anos da Psicologia no Brasil

Cerimônia acontece na sexta-feira (13/5), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados

Participe: sessão solene celebra 60 anos da Psicologia no Brasil

Os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil serão homenageados pela Câmara dos Deputados em sessão solene na sexta-feira (13/5), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A cerimônia celebra as contribuições da Psicologia à sociedade brasileira ao longo das últimas seis décadas e será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara e pelas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

“Considerando que a Psicologia presta um inestimável e fundamental trabalho à sociedade, reconhecemos que é mais do que justo e necessário homenagearmos todas as psicólogas e psicólogos do Brasil, como forma de se valorizar esses profissionais”, destaca o requerimento para a realização da homenagem, de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), psicóloga de formação.

A Psicologia chegou ao país no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.

Agenda de atividades

A sessão solene encerra a agenda de atividades que o Conselho Federal de Psicologia promove ao longo desta semana como parte das celebrações aos 60 anos de regulamentação da profissão no país.

Entre os dias 9 a 13 de maio o CFP realiza uma série de lives para debater temas essenciais da Psicologia no Brasil: enfrentamento ao racismo; Psicologia, gênero, raça e interseccionalidade; violência no trânsito; o luto de crianças e adolescentes durante a pandemia da Covid-19; a luta anticapacitista; o teletrabalho no contexto da atual crise sanitária; e o esporte e o lazer como ferramentas para o desenvolvimento pessoal e social. Os diálogos podem ser acompanhados nas redes sociais do CFP.

Também como parte das celebrações em torno das seis décadas de regulamentação da atuação profissional, a Câmara dos Deputados recebe a instalação visual “Psicologia 60 Anos: Uma História para Construir o Futuro”, que retrata a trajetória dessa ciência e profissão. A exibição estará aberta ao público até o próximo dia 13, no Espaço Mário Covas, localizado no Anexo II da Câmara.

Assista ao vivo a sessão solene dos 60 anos da Psicologia

Leia mais

CFP promove agenda de atividades em celebração aos 60 anos da Psicologia

Câmara dos Deputados recebe instalação visual com história dos 60 anos da Psicologia no Brasil