Notícias

05/06/2025 - 11:42

Psicologia, mudanças climáticas e justiça ambiental: um compromisso com a vida

CFP tem se dedicado a orientar e promover estratégias de atuação que garantam acolhimento a pessoas afetadas por emergências e desastres

Psicologia, mudanças climáticas e justiça ambiental: um compromisso com a vida

As mudanças climáticas afetam diretamente a saúde mental das populações — e a Psicologia tem um papel fundamental na construção de respostas éticas e comprometidas com a justiça ambiental.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem se dedicado a orientar e promover estratégias de atuação que garantam acolhimento a pessoas afetadas por emergências e desastres, além de contribuir com a construção de políticas públicas ambientais.

A participação do CFP na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, marcada para outubro de 2025, será mais uma oportunidade de reafirmar esse compromisso.

Na data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, o CFP também pontua os riscos da aprovação do PL 2159/2021, que flexibiliza drasticamente o licenciamento ambiental brasileiro. Conhecido como PL da Devastação, a proposição traz graves impactos socioambientais, atingindo especialmente comunidades tradicionais e povos originários de todo o país.

Como você, profissional da Psicologia, tem refletido sobre os impactos da crise climática e o papel de nossa ciência e profissão com a justiça ambiental e o direito à vida?