Notícias

18/11/2015 - 16:14

Reunião nacional do Crepop debate pesquisa sobre “Direitos Sexuais e Reprodutivos”

A reunião contou com representantes do CFP e de 22 conselhos regionais de Psicologia, entre técnicos e conselheiros

Reunião nacional do Crepop debate pesquisa sobre “Direitos Sexuais e Reprodutivos”

A Reunião Nacional do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) aconteceu no último dia 14 de novembro e teve como tema “Direitos Sexuais e Reprodutivos”. A atividade contou com representantes de 22 conselhos regionais de Psicologia, entre técnicos e conselheiros. O conselheiro-tesoureiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Sérgio Braghini, representou a autarquia no encontro.

Após apresentações de Paulo Roberto de Camargo, como novo coordenador nacional do Centro, Soraya Souza de Andrade, como nova técnica nacional, e Fellipe Coelho Lima, como responsável pelo convênio de assessoria técnica ao CREPOP, iniciaram-se o debate a respeito do ciclo de pesquisa sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, o treinamento dos técnicos do Grupo de Pesquisas Marxismo e Educação (GPME) e as discussões em torno dos temas de interesse do coletivo em relativos aos estudos e pautas para a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF).

Foram apresentados os dados gerais da pesquisa exploratória feita via formulário online, que ficou disponível para acesso pela categoria por 44 dias, entre 27 de agosto e 9 de outubro de 2015, e foi divulgada pelo Sistema Conselhos. De acordo com a exposição, responderam ao formulário 539 profissionais, dos quais 83 afirmaram trabalhar em serviço ou programa voltado à garantia de Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Definiu-se também que serão sujeitos da pesquisa profissionais psicólogos atuando em locais nos quais haja financiamento pelo poder público, ainda que parcial, bem como seus gestores imediatos. O calendário da pesquisa foi redefinido, com previsão de lançamento da coleta de dados via questionário online para fevereiro de 2016.

Integrantes do XVI Plenário do CPF, Madge Porto e Marco Aurélio Prado, participaram da pesquisa como auxiliares.