A Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP), periódico do Sistema Conselhos de Psicologia, disponibiliza para profissionais de todo o país seus primeiros artigos de 2024. Representações sociais da maternidade, trabalho escravo contemporâneo e subjetividades, dependência da internet por crianças e adolescentes, e estresse ocupacional entre profissionais da Psicologia fazem parte dos temas abordados nos textos recém-publicados.
Este ano, a revista completa 45 anos e, para marcar a data, lançou em fevereiro seus canais oficiais no Instagram e no Facebook, visando ampliar o acesso de psicólogas e psicólogos ao conteúdo científico da Revista.
O material reúne mais de 60 artigos do fluxo contínuo com temáticas relacionadas à atuação profissional da(o) psicóloga(o), à pesquisa, ao ensino e à reflexão crítica sobre a produção de conhecimento no campo da Psicologia.
Sobre a Revista PCP
Criada por meio da Resolução CFP 26/1979, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.
Sua principal missão é contribuir para a formação profissional da(o) psicóloga(o) brasileira(o), assim como disseminar o conhecimento produzido por aquelas(es) que pesquisam e/ou atuam na área da Psicologia.
Neuza Guareschi. conselheira do CFP e editora do periódico, explica que, para 2024, há uma grande expectativa em relação aos conteúdos. “Este número vai ser histórico. Iremos abordar os temas do Sistema Conselhos de Psicologia, como este foi se criando, se implementando e se desenvolvendo em várias áreas, tanto na estrutura de institucionalização como nas suas áreas de atividades para a categoria; quais foram as grandes questões que o Sistema Conselhos e o CFP, principalmente, tiveram que enfrentar e como foram se posicionando politicamente em trabalhos e ações para a categoria”, justifica.
A conselheira ressalta ainda que o volume marca os 45 anos da Revista PCP, citando que haverá um artigo especial sobre o CFP e os Conselhos Regionais de Psicologia e seus papéis na produção do conhecimento.
Para os próximos meses, Neuza Guareschi explica que pretende continuar a desenvolver uma série de aperfeiçoamentos, aprimorando ações na própria estrutura da revista, nos conteúdos e na divulgação. “Estamos trabalhando os itens da revista naquilo que diz respeito tanto às informações para os autores como naquilo que diz respeito a esse periódico enquanto material que está dentro do mundo científico da Psicologia e que também se posiciona de uma forma ética naquilo que estamos construindo de uma ciência aberta. Uma série de modificações estão sendo colocadas: dos seus informes, das suas orientações e do seu modo de publicação. Isso é, principalmente, o objetivo que estamos desenvolvendo para a qualificação deste periódico”,elucida.
Ainda no âmbito das celebrações da Revista PCP, está prevista para este ano uma edição especial sobre os 50 anos do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Confira a íntegra dos 12 primeiros artigos publicados pela Revista PCP em 2024:
Significados Atribuídos por Mulheres com Câncer de Mama ao Grupo de Apoio
Câncer Materno: A Compreensão da Criança e suas Representações
CREAS e Covid-19: Desafios e Perspectivas da Psicologia no Norte de Minas
A Fase Terminal do Filho com Câncer: Percepções dos Profissionais Hospitalares
Demandas e Recursos para Predição da Síndrome de Burnout em Psicólogos Clínicos
Estresse Ocupacional entre Psicólogos Atuantes na Atenção Primária à Saúde no Contexto Pandêmico
Paternidade com Filhos entre 2 e 10 Anos de Idade: Propriedades Psicométricas do IFI-BR-27
Estresse e Enfrentamento das Dificuldades em Universitários da Área da Saúde