Notícias

23/09/2023 - 14:50

SAPP: CFP divulga resultado da seleção para pareceristas do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas

Ao todo, 101 pessoas irão integrar a equipe de pareceristas ad hoc

SAPP: CFP divulga resultado da seleção para pareceristas do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas

Nesta sexta-feira (22), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou a lista com o resultado da seleção que teve como objetivo compor o primeiro banco de pareceristas ad hoc do SAPP – Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito.

Durante o período de inscrições, compreendido entre 10 de julho e 28 de agosto, 109 pessoas submeteram suas candidaturas. Destas, 101 atenderam aos critérios estabelecidos no Edital 03/2023 de chamada pública e foram selecionadas para compor o SAPP. Entre as(os) integrantes, estão psicólogas(os) com inscrição regular e ativa no Conselho Regional de Psicologia (CRP) com, pelo menos, 10 anos de atuação comprovada e, também, pesquisadoras(es) graduadas(os) em Psicologia com título de doutorado.

O grupo selecionado atuará no SAPP por, no máximo, três anos, até a primeira plenária do XX Plenário em 2026, quando serão definidos novos critérios para o próximo edital.

Confira o resultado final publicado no Diário Oficial da União.

Iniciativa inovadora

Inovador em todo o mundo, o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP) pretende se tornar um dispositivo de orientação, qualificação e indutor na produção de conhecimento em relação às práticas que envolvem a Psicologia.

A iniciativa tem como objetivo avaliar se as práticas submetidas à avaliação cumprem os princípios científicos e éticos da Psicologia brasileira, qualificando o exercício profissional dessa ciência e profissão.

O Sistema será composto por uma comissão consultiva, integrantes do plenário do CFP e as(os) pareceristas ad hoc selecionadas(os).

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre o SAPP:

Matérias relacionadas

SAPP: live apresenta novo sistema de avaliação de práticas psicológicas

Câmara dos Deputados celebra o Dia da(o) Psicóloga(o) e os 50 Anos do I Plenário CFP

Avaliação de Práticas Psicológicas: CFP prorroga prazo de inscrições para pareceristas do SAPP

CFP seleciona pareceristas ad hoc para o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP)

CFP cria Sistema de Avaliação de Práticas para atuação psicológica, SAPP