Notícias

19/08/2022 - 17:20

Solenidade em Mato Grosso destaca o papel de luta da Psicologia no Brasil

Cerimônia na Assembleia Legislativa acontece no marco dos 60 anos desta ciência e profissão no país

Solenidade em Mato Grosso destaca o papel de luta da Psicologia no Brasil

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso celebrou na quinta-feira (18) o aniversário de 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil com um Ato Solene. O evento, realizado na capital mato-grossense, foi proposto pelo deputado estadual Ludio Cabral (PT) e destacou a importância do papel de luta desta ciência e profissão no país.

A conselheira Marisa Helena Alves, representando o Conselho Federal de Psicologia (CFP), pontuou que a Psicologia tem atuado na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas em diversos campos. Apontou ainda que a celebração dos 60 anos também compreende os desafios que esta ciência e profissão já enfrentou e os que terá pela frente.

“Até aqui, fomos protagonistas no movimento pela luta antimanicomial, nos envolvemos nos processos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Lutamos pela garantia dos direitos previstos na Constituição Federal de 1988 e nos engajamos na definição e na implantação de políticas públicas de variadas áreas”, ressaltou.

Solenidade
O presidente do Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso (CRP-18), George Morais de Luiz, avaliou que, com a regulamentação da Psicologia em 1962, foram reconhecidos seu papel social e a necessidade de qualificação dos serviços prestados.

“60 anos se passaram e, hoje, pode-se contar com mais de 440 mil profissionais registrados no país e mais de 5 mil em Mato Grosso. Sem dúvida, vivemos avanços significativos e que precisam ser celebrados”, afirmou.

O presidente da Associação de Psicologia do Mato Grosso, Otávio Júnior Lima de Souza Caldas, disse que, há mais de meio século, a Psicologia iniciou os passos para se tornar uma profissão forte no Brasil.

“Com todas as dificuldades, precariedades e nas condições dos locais de trabalhos que temos observado em algumas instituições em que os profissionais psicologias estão inseridos, vimos que o profissional tem vencido as barreiras para o atendimento digno, de respeito, de excelência e com toda a responsabilidade e ética para a população”, afirmou.

O psicólogo, mestre em Educação e liderança do Movimento Negro, Everaldo Santos, analisou a interface da Psicologia com as relações raciais e disse que há ainda uma batalha muito grande quanto às desigualdades no Brasil. Ele disse que, também no âmbito da Psicologia, tem encontrado dificuldades no tema. “Nós temos muitos psicólogos trazendo percepções do senso comum para falar sobre a questão social. Isso é muito grave”, apontou.

Para a coordenadora do Programa de Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT), Luciana Gomes, este é um momento importante para o fortalecimento da ciência e da própria Psicologia. Ela afirmou que a Psicologia é um instrumento de transformação. “Não faremos uso profícuo dessa profissão se não entendermos que, ao escolher a Psicologia, escolhemos uma bandeira de luta, para lutar pelas pessoas em questão de vulnerabilidade, de discriminação”, ponderou.

Interfaces com a Saúde e a Justiça
Durante a atividade, o Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso lançou a obra Interfaces com a Saúde e a Justiça – um documento com orientações para profissionais da Psicologia atuarem junto ao sistema penitenciário do estado.

“Buscamos proporcionar, a partir desse contexto, a nossa atuação de forma ética, técnica e compromissada com a dignidade e respeito das pessoas humanas, bem como dar visibilidade para o trabalho que vem sendo desenvolvido por esses profissionais no cárcere”, explicou a conselheira do CRP-18, Olga Santana.

A psicóloga Eliane Acosta dos Santos, do CRP-18, contou que a publicação identificou as práticas, os aspectos, as possibilidades e as dificuldades enfrentadas pela categoria no sistema penitenciário do estado. “A partir dos dados obtidos nesse atual levantamento, identificamos que o poder judiciário é o espaço que mais absorve profissionais de Psicologia”, informou.

Ao final do evento, foram entregues moções para psicólogas e psicólogos pelos relevantes serviços prestados ao estado de Mato Grosso e alusivas aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil.