Notícias

01/12/2014 - 16:35

Um compromisso de todos

Hoje (1/12) é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Um compromisso de todos

Hoje (1/12) é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A data foi estabelecida em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), para alertar as populações quanto à necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus, que ataca o sistema imunológico. A doença é a primeira causa de mortalidade na África e a quarta no mundo.

De acordo com dados do último Boletim Epidemiológico de 2014 do Ministério da Saúde, o Brasil tem 29% a mais de pacientes com HIV em tratamento com antirretrovirais pelo SUS, na comparação com 2013. De janeiro a outubro de 2013, 47.506 pessoas entraram em uso de medicação antirretroviral. Em 2014, foram 61.221 pacientes.

O estudo mostra, ainda, que cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV no País. Deste total, 80% (589 mil) foram diagnosticadas.  O Rio Grande do Sul apresentou número de casos acima da média nacional, enquanto no Nordeste houve aumento de casos e, no geral, registrou-se crescimento entre homens jovens entre 15 e 24 anos.

O Ministério da Saúde lançou o Fundo Nacional de Sustentabilidade às Organizações da Sociedade Civil, destinado a organizações que trabalham no campo das doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e hepatites virais. O fundo objetiva arrecadar recursos da iniciativa privada para financiar projetos sociais de organizações da sociedade civil ligadas aos temas.

CFP

O Conselho Federal de Psicologia participa da Comissão Intersetorial para Acompanhamento das Políticas em DST/AIDS – CIADAIDS, que funciona em caráter consultivo e de assessoramento ao plenário do CNS.

A comissão é composta de 10 (dez) titulares e seus respectivos suplentes, mais o coordenador e o coordenador adjunto. Dentre as suas atribuições, destacam-se a formulação do calendário das reuniões e plano de trabalho, a realização de estudos e debates, acompanhamento da elaboração e implantação das políticas de DST. Os resultados das reuniões se transformam em propostas e recomendações que são encaminhadas para apreciação do plenário do Conselho Nacional de Saúde.

Com agências