Notícias

28/04/2014 - 9:07

VI CBPOT

CFP e SBPOT iniciam a análise e discussão das questões do trabalho

VI CBPOT

CFPA Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) realizou, entre os dias 08 a 11 de abril, em Bonito-MS, o VI Congresso Nacional de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT). A representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no evento, conselheira Inara Barbosa Leão, afirmou que a presença do CFP faz parte da proposta de trabalho da gestão do XVI Plenário de aproximar o Conselho Federal de todas as instâncias representativas dos psicólogos e da psicologia. E o CBPOT permitiu efetivar essa intenção com os que atuam na Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Para efetivar essa intenção, Inara Barbosa Leão se reuniu com a nova diretoria da SBPOT, eleita nesse evento e que tomará posse em julho. “A nossa proposta desde a campanha é a de promover uma maior aproximação com a Psicologia Organizacional e de Trabalho, inclusive para a discussão das questões referentes a esses aspectos para todos os trabalhadores e especialmente sobre o trabalho do psicólogo em todas as organização e agora estamos fazendo”, relatou.

A nova gestão do SBOT para o biênio 2014-2016 é composta por Adriano Peixoto (presidente), Helenides Mendonça (Vice-presidente), Magno Oliveira Macambira (1° secretário), Lucia Helena de Freitas Pinho França (2ª secretária); Fabiana Queiroga (1ª tesoureira) e Eliandro Rômulo Cruz Araújo (2° tesoureiro), que também é conselheiro suplente do CFP.

Palestras

O VI CBPOT contou com seis conferências, nove mesas institucionais, 11 minicursos com temas correlatos à Psicologia Organizacional e do Trabalho. O encontro teve como objetivo propiciar intercâmbio entre pesquisadores, profissionais, estudantes de Psicologia e de áreas afins, com empresários; propor a troca de ideias com órgãos públicos e de representação de classe que fazem interface com a Psicologia Organizacional e do Trabalho (PO&T); levar informação aos profissionais que atuam na área de PO&T; discutir questões nacionais e regionais incentivando a consolidação desta área de conhecimento frente às diversas realidades que compõem o universo do trabalho.

Para Inara Barbosa Leão, que, devido ao seu trabalho acadêmico na área do trabalho, participou das mesas “Formação Acadêmica e mercado de trabalho.” e “O que a psicologia do trabalho não discutiu: a psicologia do desempregado”, o VI CBPOT foi bem sucedido e destacou as discussões sobre as dificuldades da pesquisa e do ensino da Psicologia organizacional e do trabalho em um momento de crise econômica e social que gera a ampliação dos desafios para o mercado de trabalho.

A mesa de Formação Acadêmica e mercado do Trabalho teve como objetivo discutir as contribuições da educação superior oferecida pelos cursos de Psicologia das diferentes instituições de ensino para a aplicação e desenvolvimento das psicologias Organizacional e do Trabalho. O tema principal foram as contribuições do ensino da Psicologia Organizacional e do Trabalho para a atuação profissional em Mato Grosso do Sul. Já em relação à Psicologia do Desempregado, Inara, que desenvolve uma pesquisa sobre o tema na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), destacou os debates sobre as consequências psicológicas que sofrem as pessoas que estão desempregadas.