Notícias

30/09/2021 - 17:00

Webinário Psicologia no SUAS: Etapa Nordeste será realizada em 5 de outubro

Evento preparatório para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS é estendido a toda a categoria e será transmitido ao vivo nas redes sociais do CFP

Webinário Psicologia no SUAS: Etapa Nordeste será realizada em 5 de outubro

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizará em 5 de outubro, às 15h, a etapa Nordeste do webinário preparatório para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O tema desta etapa é a “Gestão dos direitos socioassistenciais visando a resolutividade das demandas e a emancipação social dos usuários”.

O evento on-line será mediado pela conselheira-secretária do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-02), Larissa de Melo Farias. A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, fará a abertura do webinário. Participam desta edição a autora do Blog Psicologia no SUAS e pesquisadora UFRB/BA, Rozana Fonseca; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Sergipe (CEAS/SE), Eleonora Vaccarezza Santos; a integrante da coordenação do Fórum da Rua de Fortaleza e ex-conselheira do CFP, Andrea Esmeraldo Câmara.

O objetivo é viabilizar diálogos preparatórios para os eixos da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social e para o fazer da Psicologia no Sistema Único da Assistência Social, sobretudo no contexto da pandemia.

Os debates são organizados pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (CONPAS/CFP) em todas as regiões do país, este é o penúltimo de uma série de cinco. A próxima etapa será na Região Norte, no dia 7 de outubro, às 15h, com o tema “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios”.

Os webinários são transmitidos pelo canal do Youtube, Facebook e Twitter do CFP.

Conheça os currículos das convidadas:

  • Larissa de Melo Farias  (CRP 02/14616)

Psicóloga; Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas do Recife; Formação em Gestalt-Terapia pelo Mutuar – Núcleo de Psicologia Gestáltica. Possui Especialização em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química; Atuação direcionada à População em Situação de Rua; Conselheira Secretária na Gestão 2019-2022, do XVI Plenário do CRP-02; Conselheira titular como representante do segmento trabalhador, representando o CRP-02 no CEAS – Conselho Estadual da Assistência Social (2019-2021);Conselheira Suplente como representante do segmento de trabalhador, representando o CFP – Conselho Federal de Psicologia no CNAS – Conselho Nacional da Assistência Social.

  • Rozana Fonseca (CRP 03/6262) 

Psicóloga,  Especialista em Gestão Social.  Autora do Blog Psicologia no SUAS – criado em 2010. Pesquisadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas na assistência social da UFRB/BA. Como palestrante e consultora já proferiu dezenas de cursos e palestras em eventos de Psicologia e assistência social, além de realizar supervisões técnicas junto a trabalhadoras(es) do SUAS.

  • Eleonora Vaccarezza Santos (CRP 19/002276)

Psicóloga mestra em Psicologia Social (UFS) e doutoranda em Psicologia  (UFBA) Eleonora Vaccarezza Santos,   Coordenadora do Núcleo da Articulação Nacional de Psicológas/os Negras/os e Pesquisadores. (ANPSINEP). E atual presidenta do CEAS/SE, representando o segmento das/os trabalhadoras/es através do CRP/19.

  • Andrea Esmeraldo Câmara (CRP 11/01617) 

Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza, possui graduação em direito, Mestre em Psicologia, doutoranda em Psicologia pela  UFC, atuando na política de Assistência Social desde 2003, com trabalhos desenvolvidos em várias unidades de atendimento tanto na condição de técnica como de gestão, dentre as quais coordenou o Centro de Referência para População em Situação de Rua – Centro Pop de Maracanaú.  Atualmente participa da pesquisa Pessoas em situação de rua: processos psicossociais relacionados à pobreza e à estigmatização realizada pelo NUCOM-UFC, faz parte da coordenação do Fórum da Rua de Fortaleza, e é membro do COMPOP Fortaleza.

Confira as edições anteriores

Etapa Centro-Oeste de webinário preparatório para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS será em 30 de setembro

CFP realiza etapa Sudeste do webinário preparatório para II Mostra de Práticas em Psicologia no SUAS

Região Sul recebe na próxima quinta-feira (9) webinário preparatório para II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS