Notícias

10/10/2025 - 17:53

XI Congresso da ALFEPSI marca debates sobre o futuro da formação em Psicologia na América Latina

Com programação até 11 de outubro, evento integra ações de internacionalização da Psicologia brasileira

XI Congresso da ALFEPSI marca debates sobre o futuro da formação em Psicologia na América Latina

Com o tema “Formação em Psicologia na América Latina: sensibilidades, cuidados e ações políticas”, teve início na quarta-feira (8) o XI Congresso da Associação Latino-americana para a Formação e o Ensino da Psicologia (ALFEPSI), sediado em Maceió/AL.

O evento, que se estenderá até sábado (11), conta com a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) como um dos organizadores, reunindo pesquisadoras(es), docentes, estudantes e profissionais para discutir os desafios e as perspectivas da área.

Na cerimônia de abertura, a presidenta do Conselho Federal de Psicologia, Alessandra Almeida, destacou a capacidade dos países latino-americanos de produzirem conteúdo científico no campo da Psicologia. “Nós temos produzido ciência há muito tempo em nossas terras, que podemos chamar de América Latina, mas também podemos chamar de Sul Global, com todas as potências que produzimos nessas terras, que outrora foram subjugadas, mas que hoje mostram ao mundo – inclusive através da Psicologia que fazemos – o nosso lugar”, apontou.

Alessandra Almeida também pontuou a necessidade de serem criados ambientes saudáveis em sala de aula, do ponto de vista da saúde mental.

“É importante lembrar do quanto de adoecimento nós temos produzido nos espaços de educação e isso não deveria ser aceitável. Esse é o espaço para que a gente possa pensar que a Psicologia política, com a ética da amorosidade e sem perder a criticidade, nós podemos produzir nos espaços de formação, de educação”, pontuou.

O conselheiro federal Jefferson Bernardes, presidente do XI Congresso da ALFEPSI, destacou que, embora a vida acadêmica, por vezes, seja vista como um espaço de conflito, é também um lugar para a convivência harmoniosa e o cuidado mútuo. Ele informou que a segunda edição do congresso em solo brasileiro tem sidoinclusiva e focada no acolhimento.

“É um congresso que a gente quer trabalhar de forma inclusiva. Toda a participação, principalmente dos estudantes, foi pensando nesta lógica da inclusão, com a adoção de políticas de ações afirmativas”, destacou o conselheiro.

Agenda estratégica
Com uma participação ativa na programação oficial do congresso, conselheiras e conselheiros federais integram mesas redondas e outras atividades, destacando temáticas essenciais de impacto na formação e atuação profissional da categoria.

O evento não apenas promove a troca de experiências, mas também como espaço para o lançamento de novas publicações e documentos de referência do Conselho Federal de Psicologia.

A programação do congresso é diversificada, incluindo mesas redondas, palestras, cursos, oficinas e sessões de pôsteres. As atividades estão organizadas em dez eixos temáticos, que incluem debates sobre a formação antirracista, a qualificação profissional ao longo da carreira, a iniciação e práticas em estágios, bem como a inserção social da Psicologia por meio de ações de extensão.

Diálogos e parcerias internacionais
O XI Congresso da ALFEPSI é uma iniciativa conjunta do CFP, da Associação Latinoamericana para a Formação e o Ensino da Psicologia (ALFEPSI), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-AL), da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e da Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia (Conep). O evento conta ainda com o apoio institucional da CAPES e do CNPq.

Este encontro faz parte da agenda de internacionalização da Psicologia brasileira, estratégia que busca fortalecer a presença de nossa ciência e da profissão no cenário global, promovendo a troca de saberes, a difusão de boas práticas e a integração com outros países da América Latina, Caribe e nações de língua portuguesa.

A estratégia também visa apresentar o modelo de funcionamento do CFP e dos CRPs, focando na sua atuação de orientação, fiscalização e disciplina do exercício profissional, além da troca de experiências com outras realidades.