Notícias

03/06/2019 - 18:44

10º CNP: Democracia, diálogo com a categoria e exercício profissional

Esses foram os temas que permearam a 10ª edição do Congresso Nacional da Psicologia, instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos

10º CNP: Democracia, diálogo com a categoria e exercício profissional

De 30 de maio a 2 de junho, após quatro dias de trabalho árduo e muita dedicação, as(os) delegadas(os) do 10º Congresso Nacional da Psicologia debateram e votaram as diretrizes do Sistema Conselhos para o período de 2020 a 2022. Instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, este 10º CNP teve como tema “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

Ao todo, foram 303 propostas que definirão os rumos da profissão para o próximo triênio. Todas as propostas foram encaminhadas ao pleno pelos nove grupos de trabalho (três por cada Eixo), baseadas nas proposições advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps). Isso porque o CNP é um processo amplo de debates, que se inicia bem perto de cada psicóloga(o), nos seus Conselhos Regionais, Subsedes ou Seções, com os Eventos Preparatórios, Pré-Congressos (Pré-Coreps) e Coreps. Além da votação das propostas, foram apreciadas 27 moções.

Após sistematização dessas propostas pela mesa diretora eleita do 10º CNP, será gerado um relatório do Congresso, que será encaminhado ao Conselho Federal de Psicologia para ser divulgado às(aos) psicólogas(os).

Abertura

Na cerimônia de abertura do Congresso, o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Giannini, afirmou que a construção democrática da Psicologia, a exemplo do CNP, tem entregado muito ao Brasil. Giannini também fez um balanço do período de atuação, até o momento, da gestão do XVII Plenário do CFP, e enfatizou que o projeto tocado por esta gestão foi construído por milhares de profissionais, em diferentes frentes e áreas de atuação, em que a Psicologia como ciência e profissão se fez presente, tendo como base as deliberações do 9º CNP.

“Não é exagero afirmar que na gestão do XVII Plenário do CFP, resistimos e avançamos. Resistimos quando defendemos os princípios do nosso código de ética, quando exercemos nosso compromisso de promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, quando atuamos com rigor, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de práticas”, avaliou.

Confira o discurso na íntegra do presidente do CFP, durante a abertura do evento.

Congresso Nacional da Psicologia (CNP)

O CNP acontece a cada três anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia. Para o Conselho Federal de Psicologia, é essencial que as(os) profissionais psicólogas(os) se mobilizem e participem, inclusive, das etapas de construção do evento.

Todo o processo, desde os eventos preparatórios até o congresso nacional, é democrático e participativo, e tem o objetivo de convocar a categoria para problematizar a conjuntura, a Psicologia e sua participação no contexto histórico, para propor as diretrizes do próximo triênio.

Esse ano, três eixos constituíram os trabalhos do 10º CNP: a “Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos”; “O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos” e “Do Exercício Profissional”.

 Apresentação das chapas

Ao final da plenária, na tarde de domingo (2), a Comissão Eleitoral do 10º CNP apresentou as chapas relativas à Consulta Nacional para a próxima gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que acontece em agosto deste ano. As cinco chapas anunciadas foram a “Frente em defesa da Psicologia Brasileira”, “Fortalecer a Profissão”, “Renovação da Psicologia”,  “MPA – Movimento dos Psicólogos em Ação” e “Avançar a profissão no Brasil”. De acordo a Comissão Eleitoral, ainda não foi atribuída a numeração das chapas e isso ocorrerá após a homologação de suas inscrições.

Para mais informações sobre essa edição do Congresso, acesse o site do 10º CNP.

 

Transmissões ao vivo

Todas as atividades em Plenária do 10º CNP foram transmitidas em tempo real pelo site e redes sociais do Conselho Federal de Psicologia. Confira a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos

 

 

 

Saiba mais

10º Congresso Nacional da Psicologia termina neste domingo (2/6)

Plenária do 10° CNP aprecia propostas neste sábado

2º dia de atividades do 10º CNP

Começa o 10º CNP

Psicologia dá início ao 10º CNP

Psicologia realiza Congressos Regionais por todo Brasil

Congressos Regionais de Psicologia começam neste final de semana

CFP promove treinamento para realização dos Coreps e CNP

O 10º CNP vem aí!