Notícias

20/08/2019 - 14:17

Campanha DiscursoDeÓdioNão debate laicidade em Minas Gerais

Todos os Conselhos Regionais já participaram da campanha itinerante promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CFP, iniciada em fevereiro deste ano

Campanha DiscursoDeÓdioNão debate laicidade em Minas Gerais

A campanha itinerante da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) DiscursoDeÓdioNão entra na sua reta final. Nos próximos dias, mais três eventos desta natureza serão realizados pelos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e outros espaços públicos de debate. Os próximos encontros serão em Minas Gerais, em 28 de agosto, Pernambuco e Rio de Janeiro, em setembro. Em breve divulgações as datas, locais e programação de PE e RJ.

Em Belo Horizonte, o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04/MG) realiza, no dia 28 de agosto, em sua sede, às 19 horas, o evento “Psicologia em Foco “A laicidade como garantia do direito à diversidade religiosa”, No mesmo evento, também será lançado o livro sobre a temática, intitulado “Psicologia, laicidade, espiritualidade, religião e outras tradições: encontrando caminhos para o diálogo”.

As inscrições são gratuitas até o dia do evento e podem ser feitas pelo seguinte link: https://www.even3.com.br/28082019/.

O ciclo de debates “Psicologia em Foco” do CRP-04 tem como objetivo reunir profissionais e estudantes para discutir temas que afetam diariamente a categoria, com base na grande abrangência de sua atuação na pauta diária da sociedade. 

DiscursoDeÓdioNão

Desde seu início, em fevereiro, já foram realizados 27 eventos desta natureza, em todos os estados do país.

Em fevereiro, também foram realizados seminários para lançamento da campanha nos seguintes CRPs: 06 (População LGBT – SP), 21 (Álcool e drogas na perspectiva da redução de danos – PI). No mês seguinte, foram realizados eventos no Distrito Federal (CRP-01 – Feminicídio e Racismo), Espírito Santo (CRP-16 – Violência e segurança pública), Rio Grande do Norte (CRP-17 – A atuação da psicologia em contextos de violência: desafios e proposições), Bahia (CRP-03 – Feminicídio e violência contra as mulheres).

Em abril e maio, mais 10 seminários foram realizados nos seguintes CRPs: 06 (Pessoas com transtorno mental, População em Situação de Rua e Criança e adolescente/SP), 23 (Violência contra a mulher e a flexibilização do decreto referente a posse de arma/TO), 18 (Violência contra a mulher/MT), 19 (Intolerância religiosa/SE), 08 (Encontro Paranaense de Práticas Clínicas e Diversidade Sexual: a transversalidade do tema/PR), 22 (O universo feminino e seus desafios contemporâneos/MA), 14 (Migração e Sistema Prisional/MS), 09 (Direitos Humanos e Saúde Mental) e 07 (Inclusão e acessibilidade Relações raciais/RS).

Em junho, foram realizados mais seminários nos seguintes CRPs: 10 (A Psicologia não pode tolerar, discurso de ódio não dá!/AP-PA), 15 (Roda de Conversa: Racismo e Saúde Mental: os desafios para a Psicologia/AL) e 05 (Saúde Mental, Desmontes e Resistências/RJ) e 04 (Os atingidos por desastres ambientais e o discurso de ódio/MG).

Em julho e agosto, mais encontros foram realizados em Santa Catarina ( CRP-12: IV Seminário de Atenção Psicossocial de 1º a 3 de julho), no Ceará (CRP 11: Crise da Segurança Pública, Necropolítica, Violência, Psicologia, Direitos Humanos – 07 de julho); no Amazonas (“Violência Doméstica e Feminicídio” – 09 de julho), Paraíba ( Racismo e Saúde Mental – 26 de julho), Roraima (Migração – 9 e 10 de agosto), Rondônia (Suicídio – 16 de agosto).

Leia mais

#DiscursoDeÓdioNão vai para Amazonas, Roraima e Paraíba

PA, AP, AL e RJ recebem Campanha #DiscursoDeÓdioNão

Campanha #DiscursoDeÓdioNão chega a MG, SC e CE

Campanha de Direitos Humanos do CFP passará por todos os CRPs 

Conheça a campanha #DiscursoDeÓdioNão