Notícias

06/11/2023 - 16:35

CFP debate em live a avaliação psicológica no contexto educacional

Atividade promovida pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) será transmitida ao vivo pelo YouTube do CFP na quinta-feira, a partir das 16h

CFP debate em live a avaliação psicológica no contexto educacional

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima quinta-feira (9), a partir das 16h, uma live com psicólogas(os) especialistas para dialogar a aplicação da Avaliação Psicológica no contexto educacional.

O encontro virtual vai trazer discussões acerca da importância do processo de avaliação psicológica para compreender, diagnosticar e atuar nas demandas dentro do contexto educacional.

A atividade será mediada pelo psicólogo Rauni Roama, integrante da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP. Para compor a roda de conversa foram convidadas as psicólogas Márcia Maria Toledo e Anna Carolina Cassiano Barbosa, especialistas no tema.

“A Avaliação Psicológica possibilita identificar as necessidades educacionais especiais e compreender o processo de aprendizagem. Conhecendo as habilidades, dificuldades e estilos de aprendizagem, é possível direcionar melhor as estratégias pedagógicas”, aponta o presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho.

Conheça as(os) participantes:

Rauni Roama
Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Docente Adjunto do Departamento de Psicologia e do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).

Márcia Maria Toledo
Docente da Universidade Paulista (UNIP). Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicoterapia Analítico Comportamental Infantil, Orientação Familiar, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Transtornos Comportamentais e Emocionais na Infância e Adolescência, Avaliação e intervenção psicomotora e neuropsicológica, Orientação escolar, Psicomotricidade e Supervisão.

Anna Carolina Cassiano Barbosa
Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente e coordenadora-adjunta do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul e professora-visitante do curso de Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Psicologia, Neuropsicologia, Psicopedagogia e Terapia Cognitivo Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: dislexia, avaliação e reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento neuropsicológico e psicoterapias cognitivo-comportamentais.

Sobre a CCAP

Criada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em março de 2003, a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) tem por função discutir e propor diretrizes, normas e resoluções no âmbito da avaliação psicológica, além de conduzir o processo de avaliação dos instrumentos psicológicos submetidos ao Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (SATEPSI).

Este ano, a Resolução CFP nº 02/2003 completou duas décadas. Atualmente, a Resolução CFP nº 31/2022 estabelece as diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI.

Serviço

Avaliação Psicológica no Contexto Educacional
Data: quinta-feira, 9 de novembro de 2023.
Horário: 16h
Transmissão: Canal do CFP no YouTube (youtube.com/c/confederalpsicologia)