Notícias

26/05/2020 - 14:05

CFP e ABRAPSIT continuam atentos ao PL 3267/19, que altera o Código de Trânsito Brasileiro

O Conselho Federal de Psicologia e a Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego continuam suas movimentações em defesa de um trânsito seguro

CFP e ABRAPSIT continuam atentos ao PL 3267/19, que altera o Código de Trânsito Brasileiro

Nos últimos dias, voltou a ser discutido no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 3267/19, que propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Desde a proposição desse PL, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) vêm se mobilizando junto a parlamentares e à categoria, no sentido de evidenciar os retrocessos apresentados por este Projeto de Lei, e a necessidade de discutir o trânsito desde uma visão mais ampla.

Em 2019, CFP e ABRAPSIT realizaram inúmeras reuniões com parlamentares, mobilizaram a categoria nas diferentes regiões do Brasil e participaram ativamente na Comissão Especial com propostas de emendas, contribuições ao relatório e em exposição sobre a importância de especialistas em Psicologia do Trânsito na audiência publica sobre o tema.

Neste momento em que o PL volta à pauta, mais uma vez o CFP e a ABRAPSIT se posicionam em defesa de um trânsito seguro, levando a parlamentares documento elaborado em parceria e destacando as conquistas alcançadas nos últimos anos em prol da segurança no trânsito. A assessoria parlamentar do CFP já está em contato com várias(os) parlamentares, defendendo o posicionamento da categoria e reafirmando a importância da Psicologia para a defesa da saúde e da vida no trânsito, com uma convivência mais segura e relações mais humanas.

Para a conselheira do CFP e responsável pela temática no Conselho, Alessandra Almeida, é preciso investir em ações que convoquem a população para a responsabilização.

“E isso não se trata meramente de punir, mas, implicar as pessoas na tarefa de assumir verdadeiramente as responsabilidades sobre os seus atos na vida das outras pessoas, considerando que o espaço em questão é público, regrado e, necessariamente, precisa que a vulnerabilidade, o risco, a equidade e o compromisso social sejam a tônica exigida pelo Estado. O que, efetivamente, vai na contra mão do que propõe este PL, esquivo às estatísticas e aos danos e custos históricos dos acidentes e crimes de trânsito não observados no País”, enfatiza a conselheira do CFP.

Por sua vez, a Diretora Cientifica da ABRAPSIT Nacional e presidente da ABRAPSIT-PE, Juliana Guimarães, destaca que, como refere a Organização Mundial de Saúde, a OMS, o trânsito é um problema de saúde pública mundial e que mais de 90% dos acidentes de trânsito ocorrem devido a falhas humanas.

“Então, acredito ser fundamental o papel do Psicólogo Especialista em Trânsito que é capacitado perito nesta temática para poder atuar na prevenção de acidentes e na promoção da saúde de nossa população. Nós estamos junto com o CFP em defesa da importância da Psicologia do Trânsito com uma atuação profissional especializada, pericial, compulsória, periódica e ética para promover a saúde mental dos indivíduos que utilizam-se do espaço público de convivência que é o trânsito”, afirma Juliana.

O secretário-geral do CFP, Fabián Rueda, destaca a importância da parceria com a ABRAPSIT, e considera que “os avanços da área nos últimos anos são visíveis, não apenas para a categoria, mas também para a sociedade como um todo. A preocupação do CFP com essa pauta, aliado ao trabalho incansável da ABRAPSIT, colocou a Psicologia de Trânsito no patamar que merece, e não mediremos esforços para defendê-la”.

Além das ações junto a parlamentares, será realizada, no dia 3 de junho, às 16h, uma live com a participação de representantes do CFP, ABRAPSIT e FENAPSI, para posicionar e discutir junto à categoria as ações que vem sendo empreendidas sobre a Psicologia do Trânsito e o Projeto de Lei nº 3267/19.

Leia mais

CFP e Abrapsit continuam mobilização no Congresso contra alterações nas regras de segurança no trânsito

CFP recebe homenagem da Abrapsit por atuação na Psicologia do Trânsito

CFP e Abrapsit visitam parlamentares para alertar sobre projeto que altera regras sobre segurança no trânsito

Diálogo Digital debate propostas de alterações no Código de Trânsito Brasileiro

Conselho Federal de Psicologia e Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego se mobilizam frente ao PL 3267/19

CFP e ABRAPSIT reforçam com parlamentares importância da perícia psicológica no contexto do trânsito