Notícias

14/12/2023 - 13:59

Direitos da infância e da adolescência: CFP é eleito para assumir a presidência do Conanda até 2024

Decisão atende critério de alternância entre governo e sociedade civil na presidência do colegiado. A escolha por unanimidade confere importante reconhecimento ao trabalho do CFP na área

Direitos da infância e da adolescência: CFP é eleito para assumir a presidência do Conanda até 2024

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi eleito, por unanimidade, para assumir a presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) – instância máxima de formulação, deliberação e controle das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. 

A eleição ocorreu nesta quinta-feira (14), durante a 321ª assembleia ordinária do colegiado. A eleição atende o critério de alternância entre governo e sociedade civil na presidência do colegiado. O CFP seguirá representado pela conselheira Marina Poniwas que, desde fevereiro, já atuava na condição de vice-presidente do Conanda.

Marina Poniwas reforçou o compromisso da Psicologia brasileira com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, destacando que 2023 foi um período marcado pela reconstrução das políticas públicas. “Nós estamos trabalhando para fortalecer o Conanda cada vez mais. É esse o nosso objetivo. Que a gente possa ampliar os nossos espaços de diálogo com as outras organizações, movimentos, redes e coalizões. E que a gente também possa seguir nessa construção coletiva com os Conselhos Estaduais”, afirmou.

A conselheira apontou ainda algumas ações consideradas estratégicas, como a revisão do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a realização das caravanas temáticas, o fortalecimento das Escolas de Conselhos e a execução dos planos de metas das comissões do Conanda. “Além disso, estejamos sempre firmes na luta e no enfrentamento ao racismo, ao machismo e à LGBTfobia”, complementou.

A próxima reunião do Conanda está prevista para fevereiro de 2024.

12ª Conferência Nacional

Além da eleição para a presidência e a vice-presidência do Conanda, o colegiado também deliberou questões para os preparativos da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada entre 2 e 4 de abril de 2024, em Brasília (DF).

Inicialmente prevista para ocorrer em novembro de 2023, o adiamento foi necessário em virtude dos trâmites administrativos para a realização do evento, incluindo questões relacionadas ao deslocamento das delegações estaduais. Nessa direção, a mudança de data foi fundamental para garantir a ampla participação na etapa nacional da conferência.

Matéria relacionadas:

CFP no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

CFP no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

No Conanda, CFP destaca importância de reconstrução das políticas públicas para a infância e juventude

CFP assume a Secretaria de Articulação do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

CFP assume a vice-presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

CFP toma posse no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

CFP participa de cerimônia que institui o Conselho de Participação Social

Direitos da criança e do adolescente: CFP é eleito para nova gestão do Conanda