Notícias

06/12/2018 - 10:45

CFP faz visita itinerante ao CRP do Pará/Amapá

Encontro da diretoria do CFP com CRP-10 faz parte da rodada de reuniões com Conselhos Regionais para aproximar as instituições e criar canais de diálogo cada vez mais próximos

CFP faz visita itinerante ao CRP do Pará/Amapá

Dando continuidade às visitas itinerantes, a diretoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP) reuniu-se com o Conselho Regional de Psicologia do Pará/Amapá, (CRP-10ª Região), no dia 1º de dezembro.

Para a vice-presidenta do CFP, Ana Sandra Fernandes, as visitas itinerantes da diretoria do CFP é uma forma de conhecer in loco a realidade e os problemas regionais, além de aproximar o CFP da categoria, levando em conta as dimensões geográficas do país. “Foi uma reunião muito proveitosa e acho que estamos cumprindo nossos objetivos com esses encontros decentralizados. É o CFP mais perto dos Conselhos Regionais e das psicólogas e psicólogos que estão na base”, completou Ana Sandra.

Entre os assuntos abordados na reunião, foi discutido uma política de independência das seções e o funcionamento do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). O CFP pode tirar dúvidas sobre o pagamento das inscrições secundárias e o CRP-10 se colocou à disposição para receber a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!).

O presidente do CRP-10, Luiz Romano da Motta Araújo explicou como funciona o projeto “CRP-10 ao seu lado”, que leva o Conselho Regional até o profissional. E também falou da necessidade de receber as referências técnicas impressas, pois a região tem grande dificuldade de acesso à internet. A geografia da região Norte também deve ser levada em conta para pensar uma política de descentralização da entrega das carteiras profissionais. O CFP sugeriu, então, um levantamento de experiências de outras profissões e conselhos sobre a interiorização nas áreas de difícil acesso.

Também participaram da reunião na sede do CRP-10, no Pará, a conselheira-tesoureira do CFP, Norma Cosmo, e conselheiro-secretário, Pedro Paulo Bicalho. Pelo CRP, participaram a vice-presidente Adriana Macedo, a tesoureira Giane Silva Santos de Souza e o secretário-geral Antonino Alves da Silva, além da coordenadora técnica Nara de Bastiani Paixão e da coordenadora administrativa e financeira, Amanda Fernandes Vianna.

Visita itinerante

Desde 2017, já foram realizadas visitas itinerantes nos CRPs do Ceará, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, da Bahia, de Sergipe, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Tocantins, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Piauí, do Distrito Federal, do Amazonas, e ainda nas seções Acre e Rondônia. O objetivo das visitas é aproximar as instituições, criar canais de diálogo cada vez mais próximos, conhecer as realidades locais e ajustar diretrizes de âmbito nacional.

A próxima visita itinerante da Diretoria do CFP será ao Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-22ª Região).

Leia mais

CFP itinerante visita CRP do Piauí

CRP Santa Catarina recebe visita itinerante do CFP

CFP faz visita itinerante ao CRP do Rio Grande do Sul

CFP visita seção Acre do CRP 20

Diálogos itinerantes: a hora do Rio Grande do Norte