Fale conosco

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) está disponível para receber os pedidos de acesso à informação, regulados pela Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).

Para enviar o seu pedido de acesso à informação, acesse o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e efetue o seu cadastro. Caso não possua, entre no sistema e clique em “Registrar Pedido”. Para mais informações, veja também o guia “Primeiro Acesso”.

Ouvidoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

A criação da Ouvidoria no CFP partiu de uma solicitação dos próprios profissionais, registrada entre as deliberações do VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado em 2010.

Atualmente, a ouvidoria é uma instância de participação social, ao estreitar a relação da sociedade com a autarquia. Também é uma instância de controle social, ao recolher informações que subsidiarão ações de fiscalização e controle da efetividade dos atos administrativos, permitindo que cidadãos e psicólogos participem da avaliação dos serviços prestados pela entidade.

Ainda, a ouvidoria é um instrumento de gestão, ou seja, as manifestações recebidas subsidiam o Plenário no aprimoramento dos serviços e políticas do órgão.

Hoje, a ouvidoria funciona como canal de comunicação direta entre os profissionais, os cidadãos em geral e o Conselho, por meio do recebimento de:

      • Elogio/agradecimento
      • Sugestão
      • Solicitação de providências por parte da administração
      • Reclamação/crítica
      • Denúncia

Sobre questões do cotidiano profissional

Os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) são os espaços que recepcionam as(os) psicólogas(os), nos estados, sobre questões do cotidiano profissional, por meio de suas Comissões de Orientação e Fiscalização (COF’s). Assim, orientações para o exercício profissional devem ser solicitadas aos CRPs.

Destacamos que esse é o meio mais rápido para recebimento de uma resposta do CFP!

Por fim, disponibilizamos abaixo algumas respostas para perguntas frequentes:

Sobre qual destes temas é sua dúvida, crítica ou sugestão?

Eleições/ Recadastramento Assistência Social Avaliação Psicológica Cadastro de Site Condições de Trabalho Criança e Adolescente Crepop CRP / Inscrição Dados profissionais Direitos Humanos Esporte Ética Formação Projeto Memória da Psicologia brasileira Psicologia Jurídica Psicoterapia Revista Psicologia:Ciência e Profissão Saúde Título de Especialista