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Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) está disponível para receber os pedidos de acesso à informação, regulados pela Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).

Para enviar o seu pedido de acesso à informação, acesse o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e efetue o seu cadastro. Caso não possua, entre no sistema e clique em “Registrar Pedido”. Para mais informações, veja também o guia “Primeiro Acesso”.

O SIC também está disponível para atendimento presencial, no endereço SAF SUL (Setor de Administração Federal Sul), Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, Térreo, Sala 104, CEP: 70070-600, Brasília/DF.

O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 18h00.


Ouvidoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

A criação da Ouvidoria no CFP partiu de uma solicitação dos próprios profissionais, registrada entre as deliberações do VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado em 2010.

Atualmente, a ouvidoria é uma instância de participação social, ao estreitar a relação da sociedade com a autarquia. Também é uma instância de controle social, ao recolher informações que subsidiarão ações de fiscalização e controle da efetividade dos atos administrativos, permitindo que cidadãos e psicólogos participem da avaliação dos serviços prestados pela entidade.

Ainda, a ouvidoria é um instrumento de gestão, ou seja, as manifestações recebidas subsidiam o Plenário no aprimoramento dos serviços e políticas do órgão.

Hoje, a ouvidoria funciona como canal de comunicação direta entre os profissionais, os cidadãos em geral e o Conselho, por meio do recebimento de:

  • Elogio /agradecimento
  • Sugestão
  • Solicitação de providências por parte da administração
  • Reclamação/crítica
  • Denúncia

A Ouvidoria do CFP também recebe:

  • Solicitação de orientação técnica referente aos diversos campos de atuação da Psicologia.

Contudo, destacamos que os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) são os espaços que recepcionam as(os) psicólogas(os), nos estados, sobre questões do cotidiano profissional, por meio de suas Comissões de Orientação e Fiscalização (COF’s) . Sendo assim, para o último tipo de manifestação supracitado, pedimos que fale primeiramente com o CRP da sua região.

Para enviar a sua manifestação para a Ouvidoria do CFP, preencha o formulário do SEI! Ouvidoria. Destacamos que esse é o meio mais rápido para recebimento de uma resposta do CFP!

Para pedido presencial, compareça presencialmente na Ouvidoria do CFP: SAF SUL (Setor de Administração Federal Sul), Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, Térreo, Sala 104, CEP: 70070-600, Brasília/DF. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

Para pedido por telefone, ligue para 0800 642 0110.

Por fim, disponibilizamos abaixo algumas respostas para perguntas frequentes:

Sobre qual destes temas é sua dúvida, crítica ou sugestão?

Eleições/ Recadastramento Assistência Social Avaliação Psicológica Cadastro de Site Condições de Trabalho Criança e Adolescente Crepop CRP / Inscrição Dados profissionais Direitos Humanos Esporte Ética Formação Projeto Memória da Psicologia brasileira Psicologia Jurídica Psicoterapia Revista Psicologia:Ciência e Profissão Saúde Título de Especialista