Notícias

15/08/2018 - 14:04

Etapa NE encerra 9º Seminário de Psicologia e Políticas Públicas

Evento levou reflexão sobre impactos do desmonte das políticas publicas na atuação profissional à categoria

Etapa NE encerra 9º Seminário de Psicologia e Políticas Públicas

Teresina (PI) recebeu, na última quinta-feira (9), a etapa Nordeste do IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas. Cerca de 150 estudantes, professores, trabalhadores e profissionais das políticas públicas participaram das mesas de discussões sobre seguridade social e processo de subjetivação em tempos de crise e desmonte das políticas públicas.

Assim como nos demais encontros regionais, o evento de Teresina possibilitou a discussão sobre a conjuntura regional e produziu mobilizações e ações em favor das políticas públicas.

Durante a abertura, o conselheiro-secretário do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Bicalho, lembrou que, em 2018, ano em que a Psicologia completa 56 anos, várias mudanças que ocorreram na profissão podem ser percebidas, dentre elas a aproximação das práticas de psicólogos e psicólogas com as políticas públicas. “Apesar da precarização do campo das políticas públicas, estamos aqui resistindo e apostando que é pela via das políticas públicas que nós, efetivamente, construímos o compromisso social para esse país”. De acordo com Bicalho, cerca de 60% de profissionais da Psicologia trabalham nessa área no Brasil. Muitos deles são gestores, principalmente no cuidado com a saúde mental e no monitoramento social.

O conselheiro-presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí (CRP 21ª Região), Eduardo Moita, destacou que o evento prova a união da Psicologia brasileira. Para ele, o tema do seminário é de extrema relevância, principalmente na região Nordeste, em que muitos assuntos não são tratados como temas das políticas públicas, como as violências do trânsito e doméstica e a saúde mental. Segundo Moita, no estado do Piauí, 90% dos profissionais da Psicologia trabalham ou já trabalharam com políticas públicas.

Balanço

A conselheira-tesoureira do CFP, Norma Cosmo, disse que o foco do seminário foi debater estruturas políticas para psicólogas e psicólogos e apoiar o exercício, “sobretudo nesse campo de atuação da Psicologia brasileira”. A conselheira ressaltou a importância da existência do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) dentro do Sistema Conselhos de Psicologia, dialogando com os seus entes, profissionais, universidades, estado e sociedade.

O IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas teve início em 30 de novembro de 2017 e percorreu todas as regiões do país, entre abril e agosto de 2018, completando cinco etapas regionais itinerantes. No total, cerca de 890 pessoas participaram presencialmente das etapas regionais. Além disso, mais de 42 mil pessoas foram alcançadas durante as transmissões ao vivo do seminário, realizadas por meio dos canais do Conselho Federal de Psicologia no Youtube e no Facebook.

Leia mais

Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas: causa indígena e quilombola

Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas no Centro-Oeste

A imposição da agenda moral sobre a agenda social

Psicologia e Políticas Públicas já tem data no Sul: 28 de junho

Mais visibilidade às práticas profissionais nas políticas públicas do Sudeste

IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas chega a BH

Integrantes da Conpas participam de Seminário de Políticas Públicas da Região Norte

O papel da Psicologia nas políticas públicas da Região Norte

Etapa Norte do Seminário de Psicologia e Políticas Públicas no PA