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Seminário Teórico: O Pensamento e a Clínica de Melanie Klein – 2021 – docentes Janderson Farias Silvestre Santos, Maria Da Graça Palmigiani e Marianna Schontag

Como o pensamento teórico e a clínica de Melanie Klein e dos psicanalistas que lhe sucederam contribuem para uma leitura das relações e do mal-estar no mundo contemporâneo. “A criança é pai do homem”, escreve o poeta Wordsworth no poema O Arco-Irís na Inglaterra de 1802, mais de um século depois Melanie Klein será a psicanalista que mais profundamente mergulhará em busca do conhecimento dessa trajetória da constituição mesma do psiquismo no devir da criança rumo a ser sujeito, rumo à maturidade em suas vicissitudes e conquistas. Nos primórdios da psicanálise era o sexual, a neurose resultante da repressão da libido, na contemporaneidade é o transbordamento pulsional e paradoxalmente a afânise, desaparecimento do desejo, a mimese, a indiferença, o vazio. O que permanece no entanto e ao que Melane Klein deu protagonismo foi à natureza das relações que o individuo estabelece consigo mesmo e com os objetos que o rodeiam. Escolhemos estudar o pensamento de Melanie Klein e de algumas de suas colaboradoras como Betty Joseph, Esther Bick, e Susan Isaacs, assim como o de alguns analistas pós-kleinianos que a partir de Klein ampliaram e aprofundaram o conhecimento e a prática psicanalítica, tal como Wilfred R. Bion e Thomas H. Ogden e nos servem de suporte em nosso trabalho como psicanalistas na clínica e como sujeitos que pensam o mundo no qual estão inseridos. programa.: Aula 1. Panorama histórico-conceitual do pensamento de Melanie Klein. As primeiras proposições acerca da possibilidade de análise de crianças a partir de um diferente entendimento da transferência; o papel da agressividade nos adoecimentos, a angústia como foco da interpretação na análise. Relatos de sessão e discussão sobre a técnica Aula 2. Fantasia inconsciente, simbolização e representação Aula 3. As posições esquizo-paranóide e depressiva, sua elaboração e vicissitudes no desenvolvimento afetivo e intelectual Aula 4. Identificação projetiva, identificação introjetiva e identificação adesiva (Klein, Bion, Esther Bick) Aula 5. Inveja e Gratidão na cultura contemporânea Aula 6. De Bion a Ogden: A experiência emocional, o Terceiro Analítico e a Intersubjetividade