Notícias

04/04/2024 - 9:37

CFP fortalece articulação estratégica para a troca de saberes e integração internacional da Psicologia brasileira

Iniciativas articuladas buscam promover ações de cooperação e apoio mútuo ao desenvolvimento da profissão e atuação de psicólogas e psicólogos

CFP fortalece articulação estratégica para a troca de saberes e integração internacional da Psicologia brasileira

Fortalecer a presença da Psicologia brasileira no cenário internacional, promovendo a troca de saberes, a difusão de boas práticas e a integração profissional com outros países da América Latina, Caribe, nações de língua portuguesa e países de referência em campos de atuação específicos.

Esses são os objetivos centrais de uma ação estratégica que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem promovido por meio da articulação com entidades representativas da Psicologia em diferentes países, com o estabelecimento de parcerias bilaterais e multilaterais.

Em novembro de 2023, o CFP participou de reunião com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com a Associação de Psicólogos Brasileiros em Portugal (APBP). Como desdobramento desse diálogo, acaba de ser constituído um grupo de trabalho com representação das três entidades. O objetivo principal é a elaboração de acordo de reciprocidade destinado à facilitação dos trâmites necessários ao exercício profissional de psicólogas(os) formadas(os) e registradas(os) no Brasil ou em Portugal, quando migrantes.

Além de fortalecer espaços para o exercício profissional de psicólogas e psicólogos, as ações de internacionalização também buscam a troca de experiências, e o acesso da categoria brasileira a saberes e práticas de referência internacional, bem como o reconhecimento da Psicologia brasileira no cenário internacional.

Esses foram alguns dos objetivos da série de reuniões e diálogos que o CFP realizou, em dezembro de 2023, durante o Congresso Centroamericano de Psicologia, em Honduras. O evento foi espaço para articulações com importantes entidades da área – como a União Internacional de Ciência Psicológica (IUPsyS), a União Pan Africana de Psicologia (PAPU), a Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP), a União Centro Americana de Colégios e Associações de Psicologia (UCCAP).

Dentre os resultados dessa articulação estratégica está o convite feito para que o CFP passe a integrar o Observatório de Psicologia Latinoamericana (OPAL), passando a figurar como uma referência para a organização e a divulgação de dados sobre a formação e a atuação da Psicologia em toda a região, por meio de uma plataforma com um vultuoso potencial de projeção mundial.

Ainda como parte desse intercâmbio, a Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) convidou o Brasil a coordenar fórum de representantes de colégios e conselhos de Psicologia da América do Sul. A atividade será realizada entre os dias 25 e 28 de junho de 2024, durante o IX Congresso Regional da SIP – América do Sul, em Arequipa, no Peru.

Outro importante resultado está também na vinda ao Brasil de dois grandes eventos internacionais da Psicologia, ampliando o acesso de profissionais e estudantes brasileiros ao conhecimento e às práticas desenvolvidas no exterior. No próximo ano, o Congresso da União Latino-Americana de Entidades da Psicologia (Ulapsi) será realizado em São Paulo, com apoio do Conselho Regional de Psicologia. Também em 2025, o Brasil sediará o Congresso da Associação Latino-Americana para Formação e Ensino em Psicologia (Alfepsi), em Maceió, em uma co-organização entre CFP, UFAL e Conselho Regional de Psicologia de Alagoas.

O Conselho Federal de Psicologia também passou a integrar nesta gestão o grupo de líderes em Psicologia da América Latina e Caribe, colegiado que reúne representações dos países, além dos presidentes da IUPsyS e da SIP.

“A Psicologia brasileira é a maior do mundo e precisa ser construída com um modelo de articulação mundial. Para o Conselho Federal de Psicologia, é uma grande oportunidade mostrar o quanto nós avançamos enquanto Psicologia e o quanto esse avanço pode influenciar outros países do mundo, em especial, os da América Latina e Central, territórios desiguais, assim como o nosso. Nossa inserção e atuação profissional nas políticas públicas tem chamado a atenção do mundo.”, destacou Pedro Paulo Bicalho, presidente do CFP.

Próximas ações: seminário com transmissão ao vivo
Neste mês, mais uma importante iniciativa voltada à internacionalização da Psicologia brasileira será realizada. O CFP participa do I Encontro Binacional de Intercâmbio em Psicologia: Brasil e Cuba, com a realização de mesas de diálogos e grupos de trabalho com a Sociedade Cubana de Psicologia (SCP). O foco está no desenvolvimento sustentável da Psicologia em ambos os países, contribuindo para fortalecer as respectivas instituições e promover o aperfeiçoamento profissional, a formação acadêmica, o fomento da ciência e tecnologia e a disseminação do conhecimento.

O evento vai promover debates e reflexões acerca do papel da Psicologia em áreas como Psicologia comunitária, saúde, neurociências e educação, com um recorte específico também para a educação especial – área na qual a Psicologia cubana é referência internacional.

Com o objetivo de ampliar à categoria o acesso a esses importantes debates e reflexões, o CFP vai retransmitir em tempo real as mesas de diálogo que integram a programação da atividade, co-organizada localmente pela SCP. Psicólogas e psicólogos de todas as regiões do país podem participar via YouTube do CFP. Haverá emissão de certificados, mediante inscrição prévia e assinatura de lista de presença on-line durante a transmissão.

A programação do evento e as inscrições serão abertas em breve. Acompanhe as redes sociais do CFP e participe!

Internacionalização da Psicologia brasileira: confira a agenda de atividades

IX Congreso Regional de la Sociedad Interamericana de Psicología
Arequipa, Peru
25 a 28 de junho

Congresso Mundial de Neuropsicologia
Porto, Portugal
3 a 5 de julho

33º International Congress of Psychology
Praga, República Checa
21 a 26 de julho

XIII Congresso Ibero-americano de Psicologia
6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Lisboa, Portugal
25 a 27 de setembro

Seminário Internacional da Ulapsi
Mendoza, na Argentina
6 a 9 de novembro

4º Encontro da Cúpula Latino-americana e do Caribe de Presidentes para o Fortalecimento Gremial da Psicologia
Costa Rica
13 a 15 de novembro

Notícias relacionadas

CFP leva experiências brasileiras ao primeiro Congresso Centroamericano de Psicologia

Conselho Federal de Psicologia e Associação de Psicólogos Brasileiros em Portugal dialogam sobre exercício profissional

CFP compartilha com profissionais de Psicologia do Chile experiência brasileira de combate a terapias de conversão

Conselho Federal de Psicologia debate ações e políticas na América Latina sobre saúde mental e luta antimanicomial

Experiência da Psicologia brasileira no enfrentamento às práticas de conversão sexual é compartilhada com países da América Latina

Congresso ULAPSI: CFP e entidades de diversos países promovem intercâmbio para integração da Psicologia latino-americana