Notícias

23/05/2023 - 18:55

CFP realiza atividade para debater papel da Psicologia na mobilidade humana

Diálogo acontece na próxima 5ª feira (25/5), a partir das 16h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Conselho Federal de Psicologia

CFP realiza atividade para debater papel da Psicologia na mobilidade humana

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 30 mil mortes ocorrem anualmente no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em decorrência desses sinistros, o que impacta não apenas suas vidas, mas também as de suas famílias e todo o conjunto da sociedade.

Para tratar sobre essa e outras questões relacionadas à mobilidade humana, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima quinta-feira (25), às 16h, o diálogo “No Trânsito, escolha a vida: contribuições da Psicologia”. A atividade articula-se à campanha mundial que busca mobilizar governos, órgãos e instituições públicas e privadas sobre a importância do tema. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha é coordenada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.

O evento pretende, de forma geral, discutir o papel da Psicologia no contexto do trânsito e sua importância na promoção da segurança viária, além de identificar e debater os desafios atuais e futuros relacionados ao tema, bem como as contribuições dessa ciência e profissão para superá-los.

A Psicologia do Tráfego está entre as 13 especialidades da profissão e trata de processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos no contexto da mobilidade humana, do tráfego e dos meios de transportes, visando, entre outras coisas, promover a saúde, inclusão, cidadania e mobilidade humana na sociedade.

As psicólogas e psicólogos que atuam no contexto do Trânsito agem sobretudo no âmbito das políticas públicas de tráfego e mobilidade, tendo como referência a centralidade das pessoas em seus deslocamentos por diversos meios e modais: à pé, por bicicletas, motocicletas, transportes públicos, veículos individuais e veículos de transporte de cargas ou passageiros – reafirmando a mobilidade humana como um direito de cidadania. Nesse sentido, a presença da Psicologia tem sido fundamental na elaboração de políticas públicas que levem em conta as necessidades dos diferentes grupos de usuárias(os) no contexto viário.

A transmissão será feita ao vivo pelo YouTube do Conselho Federal de Psicologia, a partir das 16h.

Conheça as(os) participantes

Juliana Guimarães (CRP 02/10764)
Conselheira Federal do CFP, membro da Câmara Temática de Saúde no Trânsito (CTST) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Alessandra Almeida (CRP 03/03642)
Conselheira Federal do CFP e membro da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS (CTPNAT) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Ana Deyvis Jesuino (CRP 21/1500)
Psicóloga, especialista em Psicologia do Trânsito, com Mestrado e Doutorado em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Docente do quadro permanente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ingrid Neto (CRP 01/9267)
Psicóloga e pedagoga, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Docente, consultora e assessora pedagógica, trabalhando na área educacional com enfoque em avaliação psicológica, mobilidade urbana e educação para o trânsito. Diretora Cientifica da ABRAPSIT – DF.

Maria Cristina Rezende (CRP18/00199)
Psicóloga, especialista em Psicologia do Tráfego, com Pós-graduação em gestão de trânsito. Perita do trânsito no DETRAN de MT, conselheira e coordenadora da Comissão de Trânsito do CRP-18, Diretora Nacional de Federadas da ABRAPSIT e Presidente da ABRAPSIT-MT.

Renan Soares Jr (CRP14/02715-9)
Especialista em Psicologia do Trânsito (CFP), Mestre e Doutor em Psicologia da Saúde (UCDB). Diretor Nacional de Comunicação da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT). conselheiro e coordenador da Comissão de Trânsito e Mobilidade do CRP-MS.

Atuação do CFP

Além de integrar a Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST) e a Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (CTPNAT/PNATRANS) – ambas do Conselho Nacional de Trânsito –, o Conselho Federal de Psicologia tem atuado de forma sistemática junto ao Congresso Nacional na incidência sobre projetos de lei e outras matérias legislativas que abordem a temática.

Conta também com normativas e referências técnicas na área para auxiliar psicólogas(os) neste contexto em todo o território nacional:

Referências Técnicas para Atuação em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito (CREPOP): documento demarca o posicionamento do CFP em relação ao tema, em consonância com deliberações do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), e reafirma o compromisso da categoria com os Direitos Humanos nos processos de mobilidade.

Resolução CFP nº 01/2019: institui normas e procedimentos para a perícia psicológica no contexto do trânsito.

Resolução CFP nº 06/2019: Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

Resolução CFP nº 31/ 2022: Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI.

Cartilha Avaliação Psicológica 2022 – CFP.

Matérias relacionadas

CFP é selecionado para compor câmaras temáticas do Conselho Nacional de Trânsito

PL do Trânsito: CFP e ABRAPPIT seguem no diálogo com parlamentares para barrar retrocessos no Senado

CFP e ABRAPSIT reforçam com parlamentares importância da perícia psicológica no contexto do trânsito