Notícias

29/01/2019 - 10:50

CFP realiza visita à sede do CRP-MA

Esse foi o primeiro encontro regional do ano, e que faz parte das reuniões itinerantes com Conselhos Regionais para criar canais de diálogo, aproximando as instituições

Fonte: GCom/CFP
CFP realiza visita à sede do CRP-MA

A Diretoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi ao Maranhão para participar de reunião com o Conselho Regional de Psicologia da 22ª Região (CRP-MA), na quinta-feira (24), dando continuidade a uma série de visitas itinerantes aos regionais.

Pelo CFP, participaram do encontro o presidente Rogério Giannini, o conselheiro secretário Pedro Paulo Bicalho e a conselheira tesoureira Norma Cosmo. Eles estiveram reunidos com representantes do CRP-MA, como o presidente Eliandro Araújo, e o tesoureiro Railson Rodrigues, a secretária Polianna Galvão, a conselheira Maria Alvares e o conselheiro Danilo Halabe.

O presidente Rogério Giannini iniciou a reunião afirmando a importância das visitas aos Regionais, com o objetivo de estar mais próximo aos CRPs e conhecer as realidades locais. Na sua avaliação, as 20 visitas itinerantes já realizadas têm sido experiências extremamente positivas e que têm dado a dimensão da atuação das(os) psicólogas(os) nas diversas regiões do país.

Para a conselheira Norma Cosmo, a partir das visitas aos regionais, foi possível perceber a importância da formação/capacitação das(os) trabalhadoras(es) do Sistema Conselhos, destacando os diversos cursos já realizados, como o de capacitação em eSocial, formação de pregoeiros, elaboração de termo de referência e curso prático em ComprasNet. Já o conselheiro Pedro Paulo lembrou o trabalho desenvolvido pelo CFP de valorização da Psicologia, inclusive nos 74 espaços de representação que o Conselho Federal ocupa.

Para o presidente do CRP-MA Eliandro Araújo, a ida do Conselho Federal é interessante também para que se conheça a realidade da Psicologia maranhense. “Nós conseguimos passar nossas demandas para o CFP, para que se pense em estratégias que melhorem a gestão do conselho no nosso Estado”, complementa.

Também foram discutidos temas sobre as atividades do CRP-MA, o dia-a-dia da profissão e suas regionalidades, além da importância do 10º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que acontece em Brasília, entre 30 de maio a 2 de junho.

Visita itinerante

As visitas itinerantes vêm ocorrendo desde 2017 e já foram realizadas nos CRPs do Ceará, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, da Bahia, de Sergipe, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Tocantins, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Piauí, do Distrito Federal, do Amazonas, do Pará/Amapá, e ainda nas seções Acre e Rondônia. O objetivo das visitas é aproximar as instituições, criar canais de diálogo cada vez mais próximos, conhecer as realidades locais e ajustar diretrizes de âmbito nacional.

Leia mais

CFP faz visita itinerante ao CRP do Pará/Amapá

CFP itinerante visita CRP do Piauí

CRP Santa Catarina recebe visita itinerante do CFP

CFP faz visita itinerante ao CRP do Rio Grande do Sul

CFP visita seção Acre do CRP 20

Diálogos itinerantes: a hora do Rio Grande do Norte