Notícias

18/09/2020 - 11:54

A Psicologia na Semana Nacional do Trânsito 2020

Mais uma vez, o CFP adere à campanha para sensibilizar categoria e população para um comportamento mais humanizado no trânsito

A Psicologia na Semana Nacional do Trânsito 2020

Tem início nesta sexta-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito, compreendida entre 18 e 25 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. Mais uma vez, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) adere à campanha, que tem o objetivo de sensibilizar a população para um comportamento mais humanizado no trânsito.

A Psicologia do Trânsito é uma especialidade da Psicologia que surgiu antes mesmo da regulamentação da profissão de psicóloga(o). Para o CFP, a Psicologia do Trânsito deve contribuir não apenas na atuação profissional da psicóloga(o), mas também no sentido de possibilitar subsídios, debates e reflexões sobre a tomada da consciência dos indivíduos sobre a questão do trânsito e da mobilidade humana.

A especialidade é importante por dialogar tanto com outras áreas da Psicologia, como também discutir comportamento, espaço urbano, autocuidado, o cuidado com o próximo e com a cidadania, e próprio conceito de sujeito situado.

Nos últimos anos, o CFP tem realizado diversas ações na área da Psicologia do Trânsito. Em novembro de 2018, lançou para a categoria as  Referências Técnicas para atuação em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito. Meses depois, a Autarquia realizou Diálogo Digital para debater o teor do documento.

Uma outra importante contribuição do Conselho com a categoria é a Resolução CFP 01/2019, publicada em fevereiro de 2019, que institui normas e procedimentos para a perícia psicológica no contexto do trânsito. A normativa auxilia psicólogas(os) especialistas a investigarem quais são as habilidades mínimas exigidas para uma condução segura veicular, bem como os aspectos cognitivos e os fenômenos psicológicos da atenção e da memória e da inteligência, além de investigar o funcionamento do juízo crítico, do comportamento.

A Psicologia do Trânsito também foi debatida na Revista Diálogos sobre Avaliação Psicológica, lançada em maio de 2019.

E desde junho de 2019 o CFP e a Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) tem realizado uma série de ações sobre as propostas de alterações no Código de Trânsito Brasileiro. O CFP e a Abrapsit têm acompanhado com preocupação a tramitação do PL 3.267/2019, participando inclusive de audiências públicas e articulações junto a Comissão Especial,  que propõe alteração de regras relativas à segurança no trânsito e muda as práticas de saúde psicológicas e médicas no processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e enviado ao Senado Federal, onde sofreu modificações, retornando então à Câmara para nova discussão do PL.

A ampliação da validade da CNH de 05 para 10 anos é o principal retrocesso do PL, dados os perigos das rodovias brasileiras e o alto índice de acidentes no País. Isto porque, à medida que se amplia a validade da CNH, estende-se também a exposição a fatores de risco para a saúde mental (como relações de trabalho precárias, longas viagens e exaustivas jornadas de trabalho, ausência de suporte à saúde mental laboral, estresse, problemas com sono e seus impactos no humor, atenção e agressividade), sem a possibilidade do cuidado e da ação profissional na área.

A Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, é mais uma oportunidade para promover a conscientização por um trânsito mais seguro, além de ser momento propício para a defesa e ampliação da atuação da Psicologia nos contextos do trânsito.

Saiba mais:

PL do Trânsito: CFP e ABRAPSIT seguem no diálogo com parlamentares para barrar retrocessos no Senado

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito

CFP debate segurança no trânsito e interfaces com a pandemia da Covid-19

CFP e ABRAPSIT repudiam votação em caráter de urgência do PL 3.267/2019, que altera o Código de Trânsito Brasileiro

CFP e Abrapsit visitam parlamentares para alertar sobre projeto que altera regras sobre segurança no trânsito

Psicologia do Trânsito: CFP debate retrocessos do PL 3.267/2019, que altera Código de Trânsito Brasileiro

CFP e ABRAPSIT continuam atentos ao PL 3267/19, que altera o Código de Trânsito Brasileiro

CFP e Abrapsit continuam mobilização no Congresso contra alterações nas regras de segurança no trânsito

CFP recebe homenagem da Abrapsit por atuação na Psicologia do Trânsito

CFP e Abrapsit visitam parlamentares para alertar sobre projeto que altera regras sobre segurança no trânsito

Diálogo Digital debate propostas de alterações no Código de Trânsito Brasileiro

Conselho Federal de Psicologia e Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego se mobilizam frente ao PL 3267/19

CFP e ABRAPSIT reforçam com parlamentares importância da perícia psicológica no contexto do trânsito

Nota do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) em defesa da especialidade de Psicologia do trânsito na perícia psicológica para Carteira Nacional de Habilitação – CNH